Novas funcionalidades para análise de configurações HVDC multi-infeed foram destaque do treinamento no ANATEM

07-06-2019

Melhorias relativas às funcionalidades Análise de DC multi-infeed e Controles Definidos pelo Usuário (CDUs) foram alguns dos principais tópicos abordados no treinamento no programa computacional ANATEM (Análise de Transitórios Eletromecânicos), realizado, em maio, pelo Cepel.

“Com a versão mais recente do programa, o usuário poderá realizar a análise de DC multi-infeed em diversos instantes da sua simulação dinâmica, permitindo que a evolução da interação entre elos de corrente contínua seja observada por meio dos índices calculados por esta ferramenta. Quanto aos CDUs, a grande novidade está na possibilidade de o usuário poder observar, com uma única declaração nos dados de entrada, o comportamento de todos os sinais internos de um CDU de interesse”, ressaltam os pesquisadores Fabricio Lucas Lirio, gerente do projeto, Nícolas Abreu Netto e Lígia Rolim da Silva.

O ANATEM é amplamente utilizado no Brasil em estudos de estabilidade eletromecânica, tanto na fase de planejamento da expansão, quanto na operação de sistemas elétricos de potência. Inclusive, a base de dados dinâmicos utilizada para os estudos que envolvem o Sistema Interligado Nacional (SIN) é disponibilizada em formato ANATEM pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

“É possível encontrar no site do ONS, por exemplo, bases de dados do SIN, no formato ANATEM, distribuídas desde o ano 2000 até a versão mais atual. A ampla utilização do ANATEM nos estudos de estabilidade eletromecânica do SIN se deve à confiabilidade apresentada pelo programa ao longo de duas décadas de uso, à facilidade de representação pelo usuário dos mais diversos equipamentos de controle e proteção do sistema elétrico, e também ao fato de o Cepel ter equipe de P&D permanentemente disponível para solucionar eventuais dificuldades e efetuar novos desenvolvimentos solicitados pelos usuários”, ressalta Fabricio. Participaram do treinamento profissionais da Eletrobras, Chesf, ONS , Petra Engenharia, Pronext Engenharia, estudantes universitários e consultores.

A próxima edição do curso acontece entre 08 e 11 de outubro. Mais informações em: eventos @cepel.br.