Nova versão do programa computacional DECOMP entra em processo de validação

Detalhe: Notícias

Nova versão do programa computacional DECOMP entra em processo de validação

26-06-2019

Está em processo de validação técnica, no âmbito da Força-Tarefa DECOMP (FT-DECOMP), a versão 30 do programa computacional DECOMP, desenvolvido pelo Cepel e voltado ao planejamento hidrotérmico de curto prazo. O processo conta com a participação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de agentes do setor. A perspectiva de uso oficial das novas funcionalidades do DECOMP é janeiro de 2020.

De acordo com a pesquisadora Lilian Chaves, gerente do projeto, as principais funcionalidades da versão 30 do DECOMP são a consideração mais detalhada da geração de Itaipu 50Hz e 60Hz na otimização do modelo, o uso de polinômios por partes para representar as curvas de jusante das usinas hidroelétricas e a consideração da influência de vazões laterais de postos ou de outras usinas na cota do canal de fuga de uma usina hidrelétrica.

“O setor elétrico está em constante evolução e conta com um dinamismo muito grande, por isso é muito importante que os modelos que o representam acompanhem todo este processo. O DECOMP não fica para trás e estamos sempre, em parceria com as instituições, analisando as necessidades e viabilizando evoluções, de forma a buscar um modelo mais eficiente e realista”, afirma Lilian.

Desde 2002, o DECOMP é usado oficialmente na Programação Mensal da Operação (PMO) pelo ONS, auxiliando a operação do sistema elétrico brasileiro e o cálculo do Custo Marginal da Operação (CMO). O programa também é utilizado pela CCEE no processo do cálculo do preço de mercado (PLD). Várias empresas e agentes do setor elétrico também o utilizam para estimar preços e realizar estudos prospectivos.

Treinamento do programa computacional DECOMP

Realizado, nos últimos dias 11 e 12, na Unidade Fundão do Centro, o treinamento versou sobre a versão 29 do DECOMP, abrangendo desde a base teórica da modelagem matemática presente no programa até aspectos práticos, como apresentação e análise dos dados de entrada e resultados do modelo e conceitos básicos do sistema operacional Linux. Além disso, também foram apresentadas algumas das novas funcionalidades da versão 30 do programa.

Participaram do curso representantes da Eletrobras, Eletronorte, ONS, Neonergia, Solenergia, Thymos Energia, Celesc, CTG Brasil e estudantes universitários.

Para Walesca de Souza Ribeiro, da área de Planejamento Energético da CTG Brasil, que utiliza o DECOMP há 9 meses, os temas abordados foram bastante úteis. “Aprendi funcionalidades do DECOMP que não conhecia e pude trazer para a empresa novas formas de analisar as saídas do modelo, bem como de realizar estudos prospectivos”, assinala.

Lucas Soares, da área de Estudos de Mercado de Energia da Thymos Energia, usuário do programa há um ano, também considera que o treinamento irá contribuir muito para as atividades do dia a dia. Dentre as funcionalidades abordadas, ele destaca as implementações da FPHA, Função de Produção Hidroelétrica, que visa representar a variação da produtividade das usinas hidrelétricas com a altura de queda, que é função da vazão turbinada, da vazão vertida e do volume armazenado.