Mais uma inovação do Cepel tem registro de patente concedido

Detalhe: Notícias

Mais uma inovação do Cepel tem registro de patente concedido

26-02-2019

O Cepel acaba de ter deferido mais um pedido de registro de patente, desta vez pelo Sistema e Método de Avaliação de Buchas Capacitivas, depositado em setembro de 2007. Por meio desta invenção, que tem arquitetura modular, torna-se possível medir e calcular, simultaneamente e de maneira integrada, diversos parâmetros relacionados à operação e integridade de uma bucha capacitiva, bem como realizar diagnósticos da sua condição operativa.

A invenção foi concebida pelos pesquisadores André Tomaz de Carvalho (Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos - DLE), Hélio de Paiva Amorim Junior (DLE), Alain François Sanson Levy, chefe do DLE e Orsino Borges de Oliveira Filho, atual diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Centro.

“A patente concebida decorre de atividades de longa data do Cepel. Até uma década atrás (e mesmo hoje em dia), muitas empresas não acreditavam na medição de grandezas sensíveis no campo, tais como correntes de perdas e descargas parciais. Entendiam que eram técnicas que só podiam ser realizadas em condições bem controladas de laboratórios. Isso fazia com que os taps capacitivos das buchas não fossem utilizados e permanecessem curto-circuitados. Com a necessidade de se avaliarem os equipamentos no campo, sem intervenção na subestação, o Cepel começou a identificar as possibilidades mais promissoras para se obterem sensores, circuitos e instrumentos para uso no campo”, ressalta Alain.

De acordo com Alain, com o avanço das técnicas de processamento de sinais, filtragens e instrumentação apropriada, a tarefa começou a tomar forma: “Uma das primeiras opções foi a utilização dos taps capacitivos das buchas (no caso das blindadas são os espaçadores, chaves de terra etc.). Desde então, o Cepel tem desenvolvido soluções que utilizam o tap capacitivo para fins de medição integrada de descargas parciais, capacitância, corrente de perdas e também transitórios. A solicitação de patente pretendia considerar todas essas grandezas. Mas, para torná-la efetiva, preferiu-se focar inicialmente em descargas parciais e nos parâmetros a frequência industrial. Os transitórios foram citados apenas en passant. Hoje em dia, podemos dizer que se realizaram nos sistemas IMA-DP [Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais] e IMA-CTD [Instrumentação para Monitoramento e Análise de Capacitância e Tangente Delta] integrados, que foram desenvolvidos pelo Cepel e podem ser aplicados a transformadores e reatores”.

O pesquisador André Tomaz afirma que, por meio do tap capacitivo de uma bucha de alta tensão, podem-se medir e monitorar diversos parâmetros, desde aqueles que ocorrem na frequência industrial até as grandezas de alta frequência, com um único conjunto de sensores e circuito de medição e associado a um único hardware de monitoramento. Os sistemas de monitoramento de buchas comerciais usualmente medem alguns desses parâmetros, excluindo os demais, restringindo, portanto, o monitoramento e o diagnóstico dos equipamentos a um subconjunto de técnicas. “Com a invenção do Cepel, diversas técnicas de monitoramento de buchas de alta tensão podem ser integradas em um único sistema conectado ao tap capacitivo, ampliando as possibilidades de diagnóstico e de detecção de falhas, e contribuindo, dessa forma, para maior confiabilidade das instalações e de todo o sistema elétrico”, destaca o pesquisador.

André assinala que, embora a patente tenha demorado quase 12 anos para ser concedida, ainda hoje permanece inovadora, sobressaindo-se às soluções atualmente disponíveis no mercado. “Isso mostra que o Cepel tem, de fato, atuado na vanguarda de soluções tecnológicas para o monitoramento e o diagnóstico de equipamentos elétricos. A concessão desta patente é também um importante reconhecimento pelo trabalho realizado”, conclui.

O pesquisador Hélio Amorim acrescenta: “A patente concedida representa mais uma conquista para o Cepel. Essa inovação possibilitou alavancar técnicas integradas de medição e monitoramento, além do desenvolvimento de sistemas para aplicação de forma ampla na avaliação de equipamentos de alta tensão no setor elétrico brasileiro”.

Patentes

Atualmente, o Cepel possui quatro patentes e um desenho industrial concedidos e vigentes, e 11 pedidos de patente depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aguardando deferimento.

Leia também: Sistema do Cepel para combate a perdas não técnicas na distribuição ganha mais uma importante patente