Experiências bem-sucedidas com sistemas do Cepel são apresentadas no IX Encontro Nacional de Máquinas Rotativas do Cigre

25-11-2020

Quatro trabalhos técnicos apresentados no IX Encontro Nacional de Máquinas Rotativas do Cigre ( IX ENAM) abordaram sistemas de gestão de ativos e eficiência energética desenvolvidos pelo Cepel: SOMA, IMA-DP e BD-Motor. O evento, reagendado em função da pandemia de Covid-19, foi realizado de forma online entre 16 e 18 de novembro e disponibilizado gratuitamente à comunidade técnico-científica pelo Cigre.

O trabalho “IHM-3D: Integração de Réplicas Virtuais ao Monitoramento dos Geradores de Itaipu”, apresentado pelo pesquisador do Cepel André Tomaz de Carvalho, tratou dos benefícios resultantes da incorporação dos modelos geométricos tridimensionais dos geradores da Usina Hidrelétrica de Itaipu na interface Web de monitoramento da plataforma SOMA – responsável pelo monitoramento das 20 unidades geradoras da usina. O sistema foi desenvolvido pela empresa AIS Ambientes Virtuais, sob a coordenação técnica do Cepel e supervisão de Itaipu e do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB), pertencente ao Parque Tecnológico de Itaipu do Brasil (PTI-Br).

O artigo “BD-Motor: Reengenharia de uma Ferramenta para Análise de Eficiência Energética de Motores de Indução Trifásicos”, também apresentado por André Tomaz, versou sobre o projeto de reengenharia do sistema BD-Motor, realizado em um projeto de pesquisa em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras – Cenpes. O novo BD-Motor foi portado para uma interface Web utilizando o framework do SOMA, além de ter aprimoradas as suas funcionalidades de análises técnicas e de análises de retorno econômico de investimentos em eficiência energética em motores de indução trifásicos.

Já o trabalho “Sistema de Monitoramento online de Descargas Parciais em Hidrogeradores da Eletrobras AMGT” foi apresentado pelo técnico de Manutenção Elétrica Renan Duarte, da Amazonas GT. O trabalho abordou a experiência da empresa na instalação dos sistemas IMA-DP e SOMA na Usina Hidrelétrica de Balbina. Como estudo de caso, Renan citou um exemplo em que a integração dos sistemas do Cepel proporcionou a detecção de descargas parciais na interface de alívio de tensão das cabeças de bobina de um gerador. O defeito foi confirmado por inspeção visual em uma parada de máquina e sanado a tempo, eliminando, assim, o risco de falha associado.

A utilização do sistema IMA-DP também foi mencionada no trabalho “Medições de descargas parciais em enrolamentos estatóricos novos”, apresentado pelo engenheiro de Manutenção Elétrica da Eletronorte Paulo Vilhena. Neste caso, o IMA-DP foi utilizado para medição de descargas parciais em testes de comissionamento de aquecimento do gerador da Usina Hidrelétrica Belo Monte, com potência nominal de 611,1MW.