• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Diretor-geral do Cepel participa de pré-evento do Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Detalhes: Notícias

Diretor-geral do Cepel participa de pré-evento do Fórum Latino-Americano de Smart Grid

04-09-2020

O diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, e o pesquisador do Centro Oscar Rueda participarão, no próximo dia 10, do webinar "Requisitos laboratoriais para smart grids - integração de recursos energéticos distribuídos e cyber security". O evento é o primeiro de uma série que antecede as discussões da 13a edição do Fórum Latino-Americano de Smart Grid, prevista para ocorrer, em 26 e 27 de janeiro de 2021, na capital paulista. Saiba mais.


Guerreiro fará uma breve exposição sobre os estudos e atividades do Cepel na área de redes elétricas inteligentes. Em seguida, Rueda apresentará a palestra “O papel do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes para a integração de recursos energéticos distribuídos”. O especialista abordará como o novo Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes do Cepel poderá contribuir para definição e avaliação experimental de novos requisitos de conexão. Requisitos estes que permitam integrar, de forma otimizada, elevados níveis de penetração de Recursos Energéticos Distribuídos (RED), como geração solar fotovoltaica distribuída, armazenamento com baterias e veículos elétricos plugáveis, materializando seus benefícios e assegurando a confiabilidade das redes elétricas. Saiba mais sobre o laboratório de Redes Elétricas Inteligentes do Cepel.


O webinar também contará com palestra de Paulo Cesar Pellanda, professor e pesquisador do Instituto Militar de Engenharia (IME), que discorrerá sobre o projeto de implantação de laboratório de segurança cibernética de sistemas elétricos baseado em simulação HIL (Hardware in the Loop) em tempo real em Itaipu Binacional. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um acordo de cooperação entre Itaipu, seu Parque Tecnológico e o Exército Brasileiro, por meio do IME, com o objetivo de subsidiar a garantia da disponibilidade de ativos e a continuidade da geração da hidrelétrica na iminência de ataques cibernéticos.


O evento, gratuito, será moderado por Cyro Vicente Boccuzzi, presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid.


Clique aqui para fazer sua inscrição.