• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Diretor-Geral do Cepel participa de missão técnica na Alemanha

Detalhe: Notícias

Diretor-Geral do Cepel participa de missão técnica na Alemanha

08-07-2019

O diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, participa, de hoje (08) a 12 de julho, de missão técnica na Alemanha no âmbito do projeto “Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQR)”. A missão tem como objetivo conhecer a experiência alemã em tecnologias de produção de combustíveis sintéticos utilizando energia elétrica proveniente de fontes renováveis. Trata-se de soluções sustentáveis devido à baixa emissão de gases de efeito estufa, que possibilitam a descentralização da produção de combustível e a redução de custos de transporte e logística.


O ProQR é fruto de parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), integrando o Acordo de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha na área de energia. O objetivo do projeto é criar um modelo de referência internacional para a produção de eletrocombustíveis renováveis, em especial no transporte aéreo.


Além de cumprir a agenda de visitas técnicas programadas, Amilcar Guerreiro aproveitará a oportunidade para uma aproximação maior com a GIZ. “A intenção é inserir o Cepel nas atividades do acordo Brasil-Alemanha, com foco em projetos conjuntos de pesquisa em temas do interesse do Centro e do setor elétrico brasileiro, relacionados a energias renováveis e eficiência energética”, assinala o diretor.


Também integra a missão, pelo Cepel, o engenheiro Juarez Castrillon Lopes, assistente da Diretoria Geral, que vê na iniciativa boas perspectivas para intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores dos dois países.