Curso de Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva do Cepel chega a seu 5° ano

Detalhe: Notícias

10-04-2019

Entre os dias 01 e 05 de abril, o Cepel promoveu mais uma edição do curso Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva. Este é o quinto ano do curso, cuja periodicidade é semestral. A grande procura pela atividade, mais recentemente por empresas de fora do Grupo Eletrobras, demonstra a relevância do assunto para o setor em geral e o reconhecimento técnico do Cepel na área de Corrosão. A próxima edição do curso acontecerá em agosto deste ano.

O pesquisador do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar (DME) Alberto Ordine, responsável pelo Laboratório de Corrosão do Cepel, explica que a inspeção de pintura anticorrosiva garante a qualidade dos procedimentos realizados nos serviços de pintura, seja em obras novas ou de manutenção. “Com a inspeção, garante-se que as boas práticas de proteção anticorrosiva sejam atendidas, resultando em um desempenho aprimorado da proteção ao longo da vida útil do equipamento ou estrutura, e evitando custos diretos e indiretos para as empresas devido a falhas prematuras nos seus ativos por conta de corrosão”, complementa.

De acordo com Alberto, a contribuição do curso para o setor elétrico brasileiro está na capacitação técnica dos profissionais das empresas, muitas vezes com diferentes formações, que adquirem um novo olhar sobre os problemas de corrosão e suas soluções. “A atividade de inspeção de pintura deve estar presente 100% do tempo na realização de qualquer serviço de pintura anticorrosiva, segundo os critérios das Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva. É a principal garantia de que o serviço será bem feito”, ressalta.

A equipe responsável pelo curso é formada pelos pesquisadores Alberto Ordine, Cristina Amorim (DME), Elber Bendinelli (DME) e pelo técnico Marcos Martins de Sá, do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF).

Essencialmente prático

A parte prática do curso consolida os conhecimentos teóricos adquiridos pelos participantes. As atividades realizadas nas instalações do Laboratório de Corrosão do Cepel compreendem, dentre outras, análise de abrasivos; avaliação de conformidade no recebimento de tintas; métodos de preparação de superfície e avaliação da qualidade de uma superfície preparada; preparação e aplicação de tintas anticorrosivas; ensaios de aderência e identificação de defeitos de pintura; e ensaio de descontinuidade.

A parte prática ainda contempla um ensaio de microscopia de seção transversal das camadas de tintas em diferentes substratos, medidas de cor e brilho, especificação de esquemas de pintura. Na atividade de inspeção de campo, os participantes classificam problemas de corrosão, inferem suas causas e propõem soluções em várias estruturas do Cepel.

Embasamento técnico

A maioria dos participantes considerou o material didático e o conteúdo programático do curso muito bons, atendendo plenamente às suas expectativas.

Joaquim Jorge França da Silva, engenheiro mecânico da Chesf, afirma que o treinamento trouxe muitas informações que poderão ser adotadas no dia a dia. “Vamos intensificar a aplicação das Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva na empresa como um todo, agindo como multiplicadores no campo, disseminando o conhecimento e divulgando o trabalho do Cepel - tão importante para o Grupo Eletrobras”, assinala. “Não é só teoria, aplicamos, na prática, os ensinamentos. A didática é bem dimensionada; é um curso excelente”, ressalta o engenheiro.

Geraldo Rosa, técnico em Eletrotécnica na Eletronuclear, afirma que o curso vai contribuir para a qualidade de seu trabalho. “Vou aplicar tudo que aprendi para melhoria dos processos. O curso me mostrou onde e como posso melhorar. Isso faz a diferença”.
Jason Vieira Santos, inspetor de torres anemométricas na Empresa Omega Energia, destaca os conceitos básicos de aderência que foram passados no curso. “Hoje, tenho qualificação adequada para acompanhar e inspecionar uma pintura, verificando se o trabalho realizado teve qualidade ou não”.

Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva

O curso Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva tem como base as Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva, que em outubro de 2018 ganhou uma segunda edição, com atualizações de requisitos técnicos, sobretudo em relação a normas de procedimentos de análise de tintas. A nova edição pode ser conferida aqui.