Curso Básico de Energia Eólica do Cepel: uma excelente opção para interessados no tema

Detalhe: Notícias

26-02-2019

Com um conteúdo programático especialmente direcionado à avaliação e administração de projetos de energia eólica, a primeira edição do ano do Curso Básico de Energia Eólica do Cepel, realizada entre 11 e 15 de fevereiro, foi muito bem recebida pelos participantes.  O grande interesse por parte de estudantes universitários resultará em uma nova turma, prevista para meados deste ano, como comenta a pesquisadora do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Distribuída (DME) Vanessa Guedes, responsável pelo curso.

“Avaliamos esta demanda de maneira bastante positiva, pois demonstra que o interesse pelo assunto já atingiu as universidades e que os alunos já estão se qualificando, muitas vezes, antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. Pretendemos fazer uma turma exclusivamente para estudantes, no meio deste ano, provavelmente em julho”, afirma a pesquisadora.

Também foram instrutores do curso os pesquisadores Ricardo Dutra (DME), Antônio Neiva (DME), Fabrício Lirio, do Departamento de Redes Elétricas, e Denise Matos, Fabio Batista e Alexia Rodrigues, do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente.

O treinamento contou com uma introdução à energia eólica, apresentação dos conceitos de meteorologia e mecânica dos fluidos, apresentação dos procedimentos e instrumentos utilizados na medição e no tratamento de dados de vento e de ferramentas computacionais utilizadas no desenvolvimento de projetos eólicos. Também constaram da ementa tópicos relativos a configurações de conexão de parques eólicos à rede elétrica; definição de impacto ambiental segundo diferentes fontes; legislação ambiental para parques eólicos; e viabilidade econômica deste tipo de empreendimento.

Além de estudantes e professores universitários, participaram do curso profissionais  da Eletrobras, Chesf, Furnas, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), State Grid e do próprio Cepel.  O engenheiro de operação da State Grid Tiago Figueira Leitão Pinheiro não trabalha diretamente com energia eólica, mas assinala que, como é um campo que tem crescido muito nos últimos anos, o conhecimento a respeito é fundamental. “Destaco o conhecimento dos instrutores e a atenção dispensada aos participantes. Além disso, é um curso voltado a quem deseja realmente ter uma visão abrangente sobre energia eólica, seus desafios e impactos”, conclui.

Curso avançado

É grande a expectativa dos participantes em torno do curso avançado sobre energia eólica, como ressalta a pesquisadora Vanessa. “É uma demanda frequente dos participantes do Curso Básico e das empresas do Grupo Eletrobras. A intenção é que tenha um enfoque prático, com a aplicação de mais ferramentas computacionais e a realização de todo o processo que nós normalmente faríamos em um projeto real. Uma das propostas a serem avaliadas seria realizar uma simulação da dinâmica de um leilão de energia. Enquanto isso,  estamos fazendo uma pesquisa com participantes do Curso Básico para saber o que desejam de um curso avançado”.