Confira as novas palestras técnicas do Cepel na área de Corrosão

Confira as novas palestras técnicas do Cepel na área de Corrosão

18-05-2020

O Cepel realizará, a partir do próximo dia 21 de maio, uma série de palestras técnicas online na área de Corrosão. Os eventos serão gratuitos e voltados a toda comunidade técnico-científica interessada.

Com transmissões ao vivo, pela plataforma MSTeams, as palestras terão cerca de 30 minutos, além de uma hora destinada a responder às questões levantadas pelos participantes. Um formulário de avaliação será disponibilizado no decorrer dos eventos, que não terão emissão de certificados.

No dia 21/05, às 10h, o tema será “Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva”. A palestra será apresentada pelo pesquisador Alberto Ordine e tratará da importância da utilização de boas práticas anticorrosivas para o aumento de vida útil dos equipamentos e estruturas metálicas das empresas do setor elétrico, reduzindo-se custos com manutenção não programada, devido a problemas de corrosão.

“As Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosivas foram publicadas em 2016 e contêm nove normas de procedimentos, 20 normas de tintas, e seus requisitos técnicos para os serviços de pintura industrial, a fim de garantir um bom desempenho anticorrosivo dos esquemas de pintura. A abrangência das Normas e sua utilização para garantir a qualidade dos serviços de pintura realizados no setor elétrico estão entre os tópicos a serem abordados na palestra”, explica Alberto.

Já no dia 22/05, às 10h, o assunto será “Critérios de classificação de agressividade de solos para a instalação e manutenção de fundações de linhas de transmissão”. Na palestra, o pesquisador Elber Bendinelli falará sobre o controle da corrosão de metais ferrosos em solo, uma questão muito importante para garantir a integridade e a estabilidade de grandes estruturas enterradas, como fundações de linhas de transmissão, tubulações, gasodutos, píeres, deques, etc.

De acordo com Elber, selecionar a correta técnica de proteção anticorrosiva passa pelo conhecimento das características físico-químicas do solo onde a estrutura será enterrada, do metal a ser enterrado, além de determinar o índice de agressividade do solo. “Na palestra, serão apresentadas as principais formas de se classificar a agressividade dos solos, mostrando as vantagens e limitações de cada técnica, as formas de corrosão presente no solo e os principais métodos de proteção anticorrosiva para estruturas enterradas”, assinala.
No dia 28/05, às 10h, a temática será “Falhas e defeitos em pintura anticorrosiva de manutenção”. Desta vez, a palestrante será a pesquisadora Cristina Amorim, que abordará todos os aspectos necessários para que um sistema anticorrosivo tenha sucesso e proteja o aço contra a corrosão. Para este bom funcionamento, é necessário o conhecimento técnico do material que está sendo empregado para proteção, a correta especificação das tintas, a mão de obra especializada e o controle de qualidade dos procedimentos de aplicação.

“Quando esses cuidados não são levados em consideração, as falhas prematuras e as alterações nos revestimentos por pintura são responsáveis pela drástica redução da vida útil de estruturas e equipamentos, aumentando os riscos operacionais e de segurança, e causando prejuízos técnicos e econômicos vultosos”, ressalta Cristina, acrescentando que, no evento, serão apresentados alguns tipos de falha e alterações nos revestimentos por pintura, que podem ocorrer a curto, médio e longo prazo.

Para acessar todo o conteúdo disponibilizado pelo Cepel, basta acessar os links abaixo, nos dias e horários especificados:

21/05: Clique aqui

22/05: Clique aqui