COMUNICADO DO CEPEL À SOCIEDADE

COMUNICADO DO CEPEL À SOCIEDADE

13-05-2020

Considerando:

• a evolução do quadro epidemiológico no Estado do Rio de Janeiro e, em especial, na cidade do Rio de Janeiro, que, segundo dados oficiais divulgados pelo Instituto Pereira Passos, registrou crescimento de 140% no número de casos confirmados de COVID-19 entre 26 de abril e 12 de maio (4.498 para 10.816) e aumento de 234% no número de óbitos no mesmo período (383 para 1.279);

• as altas taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para COVID-19 nas redes pública e particular da cidade do Rio de Janeiro, que estão muito próximas do limite máximo de sua capacidade de atendimento;

• as medidas restritivas à mobilidade já implantadas no município do Rio de Janeiro e a possibilidade de restrições ainda mais severas, com a decretação de lockdown (bloqueio total);

• o estudo realizado com base em metodologia desenvolvida pela Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, que indica que o fim da pandemia em determinada localidade ocorre, com 97% de certeza, após cerca de 30 dias decorridos do pico da evolução da doença e que, segundo o mesmo estudo, o pico da COVID-19 no Rio de Janeiro deve ocorrer entre 14 e 26 de maio, pelo que o fim (teórico) da pandemia, mantidas as providências de distanciamento social, ocorreria entre 13 e 25 de junho; e

• que a fixação de prazos relativamente curtos para vigência do teletrabalho tem demandado sucessivas prorrogações, o que tem causado apreensão entre colaboradores do Cepel;

a Direção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL informa que decidiu estender as medidas estabelecidas no comunicado de 02 de abril de 2020 até 30 de junho de 2020.

Ressalta-se que a Direção do CEPEL permanece atenta à evolução dos fatos, reavaliando continuamente as medidas adotadas, em consonância com as diretrizes de seus Associados Fundadores e autoridades competentes. Este monitoramento permanente pode resultar, inclusive, na antecipação do prazo ora determinado para suspenção das medidas de enfrentamento à COVID-19, dentre elas o fim do teletrabalho, com o consequente retorno gradativo às atividades presenciais.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2020.

DIRETORIA EXECUTIVA