Cigré Brasil, Cepel e ONS promovem Workshop sobre Aplicações Práticas em Barramento de Processo

Detalhe: Notícias

27-06-2019

Divulgar conhecimentos sobre barramento de processo, incluindo aplicações práticas no Brasil e no exterior. Este é o objetivo do Workshop sobre Aplicações Práticas em Barramentos de Processos, promovido pelo Cigré Brasil, Cepel e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O evento, que conta com a parceria dos fabricantes de dispositivos de automação  ABB, GE, Siemens e Sel, e dos  fabricantes de caixas de teste Conprove e Omicron, acontecerá na Unidade Fundão do Cepel nos próximos dias 7 e 8 de agosto.

O termo “barramento de processo” refere-se à digitalização dos sinais medidos no pátio das subestações e seu envio por fibra ótica para os dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs, na sigla em inglês) de supervisão, controle e proteção, através de protocolos de rede de computadores, conforme definido na norma IEC 61850.  Essa forma de medição de sinais em dispositivos de automação, incluindo as funções de proteção, difere bastante do envio de sinais por meio analógico, tendo sido fonte de muitas dúvidas e controvérsias na área de Automação e Proteção, motivo pelo qual está sendo ainda pouco utilizada no sistema elétrico brasileiro, em particular na rede de transmissão de energia elétrica.

A mesa de abertura do evento será composta pelo diretor de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação do Cepel, Raul Balbi Sollero, pelo diretor de Planejamento do ONS, Francisco José Arteiro de Oliveira, e por Iony Patriota de Siqueira, diretor técnico do Cigré Brasil.

Integram  o comitê técnico do evento Marco Antonio Macciola Rodrigues (CE B5/Cepel), Denise Borges de Oliveira (ONS), Denys Lellys (GE), Júlio Cesar Marques de Lima (CE B5/ PUC-Minas), Pablo Humeres Flores (Eletrosul) e Tatiana Maria Tavares de Souza Alves (ONS).

Demonstração de testes de interoperabilidade em barramento de processo

No decorrer do workshop, serão apresentados testes de interoperabilidade em nível de barramento de processo, contando com dispositivos de diferentes fabricantes. O objetivo é demonstrar que a tecnologia de barramento de processo permite às empresas o desenvolvimento de soluções próprias, que independem de um determinado protocolo de fabricante, funcionalidade já consagrada no nível do barramento de estação.

Nesses testes será modelada uma subestação digital com um vão de linha com barra em configuração de disjuntor e meio e um vão de transformador. Além da demonstração de interoperabilidade, também estão programadas uma demonstração do procedimento de intervenção no sistema (para manutenção ou expansão) utilizando as facilidades do modo de testes da norma IEC 61850 e a demonstração de um transformador de instrumentos não convencional (TP/TC ótico).

Mais informações sobre a programação e inscrições no site do evento.