• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel treina engenheiros do ONS no uso de novo simulador digital de redes elétricas

Detalhes: Notícias

Cepel treina engenheiros do ONS no uso de novo simulador digital de redes elétricas

27-10-2020

Neste mês de outubro, o Cepel capacitou, de forma virtual, mais de 30 engenheiros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no uso de um novo simulador digital de redes elétricas para treinamento de operadores, o TopSim. Este foi o primeiro treinamento na ferramenta, disponibilizada este ano aos usuários do SAGE, Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia do Cepel, utilizado em mais de 1.400 instalações em todo o Brasil e que tem no ONS um de seus principais usuários. Um dos grandes diferenciais do TopSim é ser nativamente integrado ao sistema EMS (Energy Management System) do SAGE, o que resulta, dentre outras vantagens, em menores custos de implantação e manutenção, se comparado a outros simuladores disponíveis no mercado.

 

O pesquisador do Cepel Marcelo Rosado, gerente do projeto TopSim, explica que a solução tecnológica tem a mesma base de dados e infraestrutura de software do SAGE, sendo também uma ferramenta customizável às necessidades das empresas brasileiras. Com a implantação do TopSim nos centros de controle, será possível realizar treinamentos em diferentes condições operativas da rede elétrica. Além disso, a ferramenta permitirá avaliar, mais facilmente, o desempenho dos operadores no atendimento aos procedimentos de operação e na comunicação com outros membros da equipe.

 

O pesquisador Ayru Leal de Oliveira Filho, chefe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel, complementa. “O TopSim é um projeto que une duas das ferramentas mais consolidadas do Cepel, o Anarede e o SAGE, para criar um ambiente de simulação de redes elétricas em tempo real, que representa com grande fidelidade o sistema real efetivamente operado. As especificidades do sistema elétrico brasileiro são modeladas na ferramenta, garantindo um treinamento adequado aos operadores do sistema.”

 

No ONS, as expectativas em torno do simulador são grandes. “O TopSim é uma ferramenta bastante aguardada pelas equipes da operação no ONS. Esta ferramenta vai substituir o atual simulador EPRI/OTS [Operational Training Simulator] desenvolvido na década de 1980 e que foi integrado ao SAGE , pelo próprio Cepel, no início dos anos 2000. Nossa expectativa é muito positiva, principalmente pela natural integração entre o TopSim e o SAGE, permitindo ganhos em praticidade na preparação de casos e cenários a serem simulados”, ressalta o engenheiro Alexis Cabanas Esteves, da Gerência de Tecnologia dos Sistemas de Operação da Diretoria de Operação do ONS.



O treinamento

 

Além de Marcelo Rosado, foram instrutores do treinamento ministrado ao ONS os pesquisadores do Cepel Alexandre Gomes Lages e Rafael Ramos Gomes, ambos com participação fundamental no desenvolvimento da interface gráfica do instrutor e na parte do simulador da Rede Elétrica do TopSim.

 

O treinamento contou com parte teórica, em que foi apresentada uma visão geral do simulador, e uma parte prática, realizada em três salas virtuais, e cujo conteúdo programático envolveu: preparação de casos base; ativação dos processos e Visor TopSim; criação de cenários e seu carregamento; criação de eventos e execução do grupo de eventos; criação de cenários com curva e grupo de eventos; e gravação e carregamento de fotografia.

 

Na opinião do engenheiro Alexis, o treinamento foi muito bem pensado, privilegiando a prática. “Treinamos, em três dias, uma equipe de mais de 30 engenheiros, com exercícios de alto nível conduzidos pela equipe do Cepel. Tivemos todas as vagas disponíveis preenchidas, e gerentes já manifestando interesse por uma segunda turma em breve”, comenta.

 

Bruno Weiner, especialista de Estudos Elétricos da Gerência de Configurações de Rede do ONS, participou do treinamento. Ele avalia: “Nestes tempos de pandemia em que cada um está tendo que se virar do jeito que é possível, mais uma vez podemos nos orgulhar das instituições do setor elétrico brasileiro. Há alguns meses, ninguém imaginaria ser possível treinar uma nova aplicação/ferramenta de simulação, como o TopSim, de forma remota. A cada dia, durante esta pandemia, paradigmas são quebrados, e mais uma vez instituições como o Cepel e o ONS devem se orgulhar dos seus colaboradores, que têm demonstrado uma maturidade sem igual”. Ele acrescenta “que há uma grande expectativa para que o ONS possa utilizar, o mais breve possível o TopSim, em vez do OTS, uma vez que várias novas funcionalidades foram implementadas, representando, de forma mais fidedigna, a operação em tempo real”.

 

O TopSim em empresas do setor elétrico

 

De acordo com Marcelo Rosado, todas as empresas que utilizam o SAGE em seus centros de operação com a base de dados EMS configurada corretamente poderão utilizar o TopSim. A Chesf, Associada Fundadora do Cepel, já manifestou interesse no simulador. Também já está em curso projeto piloto para o uso do TopSim na Isa CTEEP, Associada Especial do Centro.