Cepel tem dois novos diretores

Cepel tem dois novos diretores

23-04-2020

A solenidade de posse do novo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Cepel, o engenheiro mecânico Maurício Barreto Lisboa, e da nova diretora de Administração e Finanças do Centro, a contadora Consuelo Garcia, ocorreu nesta quinta-feira, 23 de abril, durante Assembleia Geral, realizada virtualmente pela plataforma Teams, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Os dois novos diretores passam a compor com o engenheiro de produção Amilcar Guerreiro e com o engenheiro eletricista Orsino Borges de Oliveira Filho, que permanecem em seus cargos de diretor-geral e diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental, respectivamente, a Diretoria Executiva da instituição.

Há 33 anos no Cepel, e há seis anos como chefe do Departamento de Laboratórios do Fundão, Maurício Barreto Lisboa ressalta que fazer parte da Diretoria Executiva do Cepel, mais do que um grande desafio, é motivo de grande orgulho. “Como maior centro de pesquisas em energia elétrica do Hemisfério Sul e o histórico de atuação destacada em todas as camadas setoriais, há uma responsabilidade muito grande em seguir com todo o desenvolvimento de soluções tecnológicas para auxiliar na garantia da confiabilidade da operação do sistema elétrico, sem também deixar de olhar para frente, dando continuidade ao processo de reposicionamento estratégico do Centro, com o mapeamento de novas oportunidades e formas de atuação no campo da inovação”, afirma.

O novo diretor de P&D+I acrescenta que esse equilíbrio requer muito trabalho, além de uma elevada dose de criatividade de todos, “e a função do gestor é exatamente criar as condições para que o corpo técnico de alto nível do Centro encontre, de forma rápida e eficaz, as melhores soluções para que isso ocorra”.

Maurício Lisboa ocupará o lugar do engenheiro eletricista Raul Balbi Sollero, que aderiu ao último Plano de Desligamento Consensual (PDC), e se aposenta no final deste mês, depois de dedicar toda sua vida profissional ao Cepel, onde ingressou como bolsista e foi admitido como pesquisador. Sollero foi chefe do Departamento de Automação de Sistemas e esteve à frente da Diretoria de Pesquisas por mais de três anos.

“Fui muito feliz no Cepel, instituição a que devo a oportunidade de me desenvolver como profissional e mesmo como pessoa. Então, é claro que eu gostaria de cumprimentar, pessoalmente, cada um dos colegas com quem tanto aprendi e a quem aprendi a respeitar e admirar durante esses anos, mas as circunstâncias não permitem”, assinala Raul Sollero, que fez questão de agradecer a todos os diretores, chefes de departamento, assessores e demais colegas de trabalho pela dedicação, responsabilidade e relacionamento amigável e respeitoso.

“Dirijo-me ao colega Orsino que, com serenidade, ética e rigor técnico, tem sido o fiador de uma atuação harmoniosa e construtiva com a Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental, e ao nosso diretor-geral, Dr. Amilcar Guerreiro, a quem eu agradeço pela confiança e respeito e a quem congratulo pela condução segura, firme e incansável do nosso Centro, tanto nos tempos normais quanto neste período de exceção. Finalmente, envio minhas saudações e votos de muito sucesso ao colega Maurício, que, certamente, vai imprimir as marcas de dinamismo e comprometimento que o caracterizam. Retiro-me muito tranquilo, pela certeza de que a Diretoria de Pesquisas está em boas mãos”, conclui Raul, acrescentando que o Cepel tem um futuro brilhante, não só por ser o responsável por produtos centrais e estratégicos para o setor, mas pela qualificação e competência de seu corpo de empregados.

Com larga experiência na área de gestão, a nova diretora de Administração e Finanças do Cepel, Consuelo Garcia, afirma que ingressa no Centro “com o objetivo de contribuir para uma gestão moderna e eficiente, pautada na ética e comprometida com a sustentabilidade empresarial, de forma que se possam vencer os desafios dos cenários que se avizinham”.

Consuelo Garcia acrescenta que o “Cepel tem um papel relevante para o Setor Elétrico Brasileiro e precisa seguir com seu compromisso de ser um agente de desenvolvimento de tecnologia de ponta, alinhado às melhores práticas mundiais, maximizando o retorno para a sociedade brasileira, com o resultado das pesquisas e serviços realizados pelo Centro”.
Confira, abaixo, currículo resumido dos novos diretores.

Maurício Barreto Lisboa

Engenheiro Mecânico, 51 anos, DSc.e MSc. em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coppe/UFRJ. Atua há 33 anos no Cepel, inicialmente como técnico e posteriormente como pesquisador. Há seis anos exerce o cargo de chefe do Departamento de Laboratórios da Unidade Fundão. Carreira desenvolvida na área de P&D, com experiência na liderança de equipes multidisciplinares, focado na gestão de pessoas e no gerenciamento e atuação em atividades de pesquisa experimental e serviços tecnológicos.

Consuelo Garcia

Formada em Ciências Contábeis, 53 anos, pós-graduada em Docência Superior, com especialização em Gestão Empresarial, e ampla experiência na área Administrativo-Financeira. Trabalhou em Furnas (janeiro de 2005 a janeiro 2018), onde atuou como gerente de Orçamentos, superintendente de Suprimentos, superintendente de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, coordenadora do Comitê de Novos Negócios, dentre outras funções, tendo sido Diretora Administrativa Interina. Atuou, também, como presidente do Conselho de Administração nas seguintes Sociedades de Propósito Específico: Goiás Transmissão S.A e MGE Transmissão S.A. Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Fundação Real Grandeza.