Cepel sediará II Workshop de Reparo de Motores

Detalhe: Notícias

Cepel sediará II Workshop de Reparo de Motores

28-03-2019

O Cepel sediará, no dia 11 de abril, o II Workshop de Reparo de Motores. Promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Motores Recondicionados, criado em 2017 pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e coordenado pelo Centro, o evento visa debater o impacto das técnicas de reparo no rendimento de motores elétricos. A primeira edição do workshop reuniu mais de 80 representantes de indústrias e de empresas de reparo no Senai-Indaiatuba (SP) em setembro do ano passado.

Segundo recente pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), patrocinada pela International Copper Association, ainda há considerável falta de conhecimento por parte dos consumidores, em especial dos industriais, sobre a importância técnica e econômica de um reparo adequado de motores.

Os motores elétricos são responsáveis por cerca de um quarto do consumo de energia elétrica no Brasil, e, em uma indústria, podem responder por mais da metade de toda energia consumida nas instalações e processos. Quando falham, em geral precisam ser rapidamente reparados, mas, dependendo da qualidade do reparo, podem voltar da oficina com perdas maiores do que as originais, gerando ainda mais desperdício de energia, novas falhas por sobreaquecimento e, consequentemente, elevação dos custos operacionais.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa de 2018 do ICA/PROCOBRE/PUC-Rio sobre o desempenho de motores recondicionados concluiu que uma perda média de 7 % de rendimento ao longo da vida útil de um motor elétrico implicaria uma perda de energia de 8,4TWh/ano. Isso corresponde a mais de 80% da geração de energia da Usina Nuclear de Angra I em 2016 (4,69 TWh) ou ao consumo de 4,47 milhões de residências brasileiras (157 kWh/mês cada), tomando como base as referências de consumo dos resultados do Procel em 2018. A íntegra desta pesquisa será apresentada no workshop.

O estado atual do setor no Brasil, as ações desenvolvidas pelo Governo e a normalização na área também estão entre os temas da programação do workshop.

II Workshop de Reparos de Motores
Dia 11 de abril, das 14 às 18 horas
Auditório Principal da Unidade Fundão do Cepel – Av. Horácio Macedo, 354, Ilha do Fundão , Rio de Janeiro
Inscrições: eventos@cepel.br