Cepel recebe visita do Inmetro e do instituto de metrologia da Alemanha para avaliação de projeto de eficiência energética

Detalhe: Notícias

26-02-2019

No dia 13 de fevereiro, o Cepel recebeu a visita do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, para avaliação da primeira fase do projeto de cooperação técnica voltado ao fortalecimento das capacidades de medição e dos processos de avaliação da conformidade das instituições técnicas de países-membros do Mercosul para a Etiquetagem em eficiência energética de eletrodomésticos (Projeto 95301 MERCOSUR – PTB). O Cepel participa da iniciativa por solicitação do Inmetro e, até o momento, ministrou cursos de capacitação em eficiência energética de lâmpadas LED e de condicionadores de ar.

“Em 2017, recebemos a solicitação oficial do Inmetro para participarmos do projeto como instrutores, elaborando inclusive o programa de treinamento e fornecendo a infraestrutura laboratorial para a condução das atividades de capacitação que estavam sob responsabilidade do instituto (lâmpadas LED e condicionadores de ar) . Tanto o convite do Inmetro, quanto o agradecimento pós-evento da coordenação do PTB evidenciam o reconhecimento nacional e internacional da excelência de nossas equipes como representantes do Brasil no tema em questão”, assinala Maurício Lisboa, chefe do Departamento de Laboratórios do Fundão do Cepel (DLF), que abriu o encontro do último dia 13.

Na ocasião, as consultoras independentes contratadas pelo PTB Annette Schmidt e Luciana Scarioni entrevistaram os pesquisadores Paulo dos Santos (DLF) e Alessandra Barbosa (DLF), responsáveis pelos laboratórios de Refrigeração e Iluminação, respectivamente, para avaliar a estrutura do projeto e a implantação de sua segunda fase, prevista para setembro deste ano. Também participaram da reunião Reinhard Schield e Lucas Kleiner, coordenadores da iniciativa pelo PTB, e Monique Getrouw, pelo Inmetro.

“A proposta da capacitação, realizada em agosto de 2017 no Cepel, foi contemplar uma visão geral sobre os processos de normalização, regulamentação, acreditação e vigilância de mercado, com foco em lâmpadas LED e condicionadores de ar”, explicam Paulo e Alessandra, acrescentando que os cursos contaram com a participação de representantes do Inmetro e de diversos institutos de metrologia e certificação da Argentina, Uruguai, Paraguai e da Alemanha.

Sobre a capacitação ministrada pelo Cepel, Reinhard Schield considera: “Gostaria de agradecer, em nome da Divisão de Cooperação Internacional do PTB, e como coordenador do projeto, pela organização competente das oficinas. Sua equipe técnica preparou um programa muito adequado, compartilhou sua experiência e competência técnica com os participantes e as combinou muito bem com a visita aos laboratórios do Centro”. Apreciamos muito a cooperação multilateral entre organizações técnicas e esperamos compartilhar outras experiências na implementação futura do projeto”.

O projeto

O Projeto 95301 MERCOSUR – PTB teve início em 2015 e relaciona-se com várias iniciativas do PTB na América Latina e no Caribe, onde o tema transversal de energia está na agenda de várias instituições, agências de cooperação internacional e redes técnicas. A iniciativa envolve institutos de metrologia do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e da Alemanha, e suas linhas de ação são norteadas pela capacidade técnica e pelos requisitos de gerenciamento que a infraestrutura de qualidade oferece para a condução do tema da eficiência energética. O plano operacional requer a participação de autoridades e dos múltiplos atores dos países da região em termos de metrologia, laboratórios de teste, padronização, certificação, acreditação, regulação e vigilância de mercado.