• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel realiza treinamento no SIGER para engenheiros do ONS

Detalhe: Notícias

Cepel realiza treinamento no SIGER para engenheiros do ONS

17-04-2019

Nos dias 04 e 05 de abril, o Cepel treinou a primeira turma de usuários do SIGER (Sistema de Gestão de Dados de Redes Elétricas), no Escritório Central do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro. O sistema foi desenvolvido pelo Centro para a manutenção de uma base de dados unificada de topologia e parâmetros do Sistema Interligado Nacional (SIN), em um primeiro momento para estudos de fluxo de potência e curto-circuito. Integraram a turma engenheiros lotados no Escritório Central e representantes dos Centros Regionais Nordeste e Sul do ONS.

 


Durante o treinamento, foram apresentadas funcionalidades específicas para os futuros administradores de dados – tanto as disponíveis no ambiente web, quanto as acessíveis através das interfaces dos programas computacionais ANAREDE (fluxo de potência) e ANAFAS (curto-circuito), ambos desenvolvidos pelo Cepel.

 


Aberto pelo gerente de Engenharia de Instalações do ONS, engenheiro Adriano de Andrade Barbosa, o curso foi ministrado pelos pesquisadores Leonardo Pinto de Almeida, Sérgio Porto Roméro, Juan Rossi e Luiz Antônio Alves de Oliveira, todos do Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel. Também estiveram presente os pesquisadores do DRE Flávio Rodrigo de Miranda Alves, chefe do departamento, Paula Oliveira La Gatta e Renan Pinto Fernandes.

 


As discussões técnicas travadas sobre a utilização do SIGER associado aos programas ANAREDE e ANAFAS foram bastante produtivas. Encerrando o treinamento, o pesquisador Juan Rossi apresentou uma proposta de metodologia de trabalho para a unificação gradativa de dados de fluxo de potência e curto-circuito, a qual foi muito bem recebida pelos participantes.

 

Estão previstos mais dois treinamento no SIGER, um no Centro Regional Nordeste (Recife -PE) e outro, no Centro Regional Sul (Florianópolis – RS).


Leia também : Sistema desenvolvido pelo Cepel terá papel central na unificação das bases de dados de fluxo de potência e curto-circuito do ONS