• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Cepel realiza reunião do CT-Transformadores do Comitê de Eficiência Energética do MME

Detalhes: Notícias

Cepel realiza reunião do CT-Transformadores do Comitê de Eficiência Energética do MME

24-04-2020

No último dia 16 de abril, o Cepel realizou a 23ª reunião do Comitê Técnico de Transformadores de Distribuição (CT-Transformadores), com cerca de 50 representantes de laboratórios, fabricantes e reformadores de transformadores de todo o Brasil. Devido à pandemia de COVID-19, o encontro ocorreu por videoconferência, com aplicativo disponibilizado pela Eletrobras. O CT-Transformadores integra o Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) instituído, em 2001, pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e é coordenado pelo Cepel desde sua criação, em 2011.

 

Estiveram em pauta vários assuntos de interesse, como a atualização da tabela hospedada no site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), contendo os dados de desempenho das famílias de transformadores autorizadas aos fabricantes. “Também foram abordadas as expectativas em torno das mudanças que a nova diretriz regulatória do Inmetro pode acarretar na Portaria Interministerial, que trata dos critérios de avaliação e desempenho dos transformadores de distribuição preenchidos com líquido isolante”, assinala o pesquisador do Cepel Carlos Azevedo Sanguedo, coordenador do CT-Transformadores até o final de abril, quando se aposentará. A partir de então, a coordenação do CT ficará a cargo do também pesquisador do Centro Vitor Martins Barbosa.

 

Sanguedo sugeriu que a nova coordenação do CT faça gestões junto ao CGIEE-MME para que a discussão de um novo regulamento para o programa de transformadores seja realizada no âmbito do comitê.

 

Durante a reunião, também foram discutidas questões como critério de amostragem nos recondicionadores, auditorias de acompanhamento para avaliação dos recondicionadores, bem como revisão do regulamento sobre ensaios de aquecimento. Foram apresentadas, ainda, reivindicações do GT-Transformadores e algumas propostas de ação, como: padronização de tabela a ser preenchida pelos recondicionadores com os dados de identificação das falhas ocorridas e resultados de desempenho pós-reparo, padronização da informação de perdas a ser preenchida na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), critérios para aprovação de perdas máximas no tap crítico, dentre outras de menor impacto.

 

Destaca-se que esta foi a primeira reunião na modalidade a distância, utilizando o recurso da teleconferência. “O encontro contou com um número significativo de participantes que interagiram sem maiores dificuldades. Por este motivo e, considerando o momento crítico de afastamento, a iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes, que solicitaram, inclusive, que as próximas reuniões, quando possível, sejam realizadas a distância, de forma a possibilitar a participação de um número maior de pessoas e, consequentemente, a redução dos custos associados”, comenta Sanguedo.

 

GT- Transformadores

 

O Cepel é o executor das ações do Grupo de Trabalho (GT Transformadores) do Inmetro, sendo responsável pela avaliação de fabricantes e recondicionadores postulantes a ingressarem no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), pelo acompanhamento de ensaios amostrais de transformadores novos e recondicionados, ensaios esses realizados por laboratórios de terceira parte acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro ou designados com base no ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation). O GT também é o responsável pela coordenação e tratamento dos dados dos ensaios comparativos realizados pelos laboratórios acreditados do programa.