Cepel promove treinamento no SAGE-PDC

Detalhe: Notícias

Cepel promove treinamento no SAGE-PDC

26-02-2019

Entre 05 e 07 de fevereiro, o Cepel realizou, na Unidade Fundão, o primeiro treinamento exclusivamente dedicado ao SAGE-PDC (Phasor Data Concentrators). O sistema representa uma solução de concentrador de dados sincrofasoriais para aquisição, armazenamento e distribuição de dados em taxas de amostragem de até 120 amostras por segundo.

O SAGE-PDC é uma extensão do SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) que permite trabalhar com dados padronizados oriundos de unidades de medição sincrofasorial. “Os recursos atuais possibilitam a consulta e a visualização dos valores amostrados no tempo,  e estão sendo desenvolvidas novas funcionalidades para a supervisão em tempo real e também para análise pós-eventos de distúrbios no sistema elétrico de potência”,  explica o pesquisador do Departamento de Automação de Sistemas João Câncio Colares de Oliveira, gerente do projeto.

O SAGE foi um dos primeiros sistemas de Supervisão, Controle e Aquisição de Dados (SCADA) a ter disponíveis funcionalidades para concentração das medições sincrofasoriais. As empresas que adotam o SAGE podem aproveitar toda a infraestrutura já instalada e a equipe técnica existente para montar a sua rede de sincrofasores. “Os dados coletados podem ser repassados ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para atender aos procedimentos de rede, como também podem ser usados internamente pela empresa para melhorar o monitoramento e a análise do comportamento do seu sistema elétrico de potência”, assinala João Câncio.

Além de João Câncio, foi instrutor do treinamento o colaborador  Nivaldo Lambert, da PUC-Rio. Participaram do curso 11 representantes da Eletrobras, Furnas, State Grid e Nari.

Usuário do SAGE há mais de uma década, Wagner Queiroga dos Reis Santos, da Gerência de Automação, Supervisão e Controle de  Furnas, comenta a respeito da importância de treinamentos como este: “Estamos, desde 2015, implementando o sistema de medição fasorial aqui na empresa (sistema piloto), utilizando o SAGE-PDC, visando à sua aplicação como parte do sistema de medição fasorial de Furnas para o ONS. Como as funcionalidades do SAGE estão em contínua evolução, a cada treinamento e/ou apresentação, vamos nos atualizando, com reflexos positivos em nossa rotina de trabalho”.

Os treinamentos no uso do SAGE-PDC acontecerão sob demanda  das empresas usuárias do SAGE. O próximo será realizado, de 12 a 14 de março, na sede da Eletrosul, em Florianópolis.