Cepel promove mais uma edição do treinamento no sistema SAGE

Detalhe: Notícias

Cepel promove mais uma edição do treinamento no sistema SAGE

12-04-2019

O Cepel realizou, de 18 a 29 de março, mais uma edição do treinamento “Configuração de SAGE – Módulo I”. O objetivo foi qualificar os participantes na configuração e manutenção do SAGE no modelo SCADA. Participaram do treinamento representantes da Eletrobras, Furnas, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, GE Renewable e EDP. Como nas edições anteriores, a procura pelo treinamento foi muito grande, pois a capacitação mostra-se essencial para a correta operação e manutenção de uma base no tempo real.

Com mais de 1400 instalações, o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) é um dos produtos mais consagrados do Cepel. Sua arquitetura modular permite adequada customização para que seja utilizado como gateway de comunicação, concentrador de dados de um sistema de distribuição, supervisório local ou regional, centro de operação de sistema, ou um sistema ‘multi-site’, composto por vários centros de controle sincronizados e redundantes, como no caso do ONS que conta também com o SAGE no Centro Nacional de Operação do Sistema - CNOS.

“O SAGE é um sistema SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management System) de grande porte e alto desempenho, desenvolvido e constantemente atualizado pelo Cepel. É utilizado por dezenas de concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil, além do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em todos os seus centros de controle”, afirmam os instrutores do treinamento, o pesquisador Carlos Eduardo Greco e a colaboradora da PUC-Rio Romaika Blenda Raquel Milagres Acerbi.

De acordo com Carlos Eduardo e Romaika, com base na extensa experiência do Cepel no desenvolvimento de algoritmos para a análise de redes elétricas, o SAGE implementa um conjunto completo e robusto de funções EMS, dedicadas a determinar e monitorar a condição operativa corrente do sistema elétrico em tempo real. “As mesmas funções estão também disponíveis aos usuários em modo de estudo, permitindo a simulação e/ou análise de uma condição operativa passada, corrente ou postulada. Nos dois modos de operação, o módulo EMS dispõe de ferramentas para a análise da segurança operativa do sistema, bem como de ferramentas de otimização destinadas a auxiliar o usuário na tomada de decisões, sugerindo medidas corretivas e/ou preventivas”, complementam.

Esta edição do curso contou também com a colaboração de Lucas Rosalino, como instrutor.

O SAGE no REGER

O SAGE implementa a solução-núcleo de tempo real da Rede de Gerenciamento de Energia do ONS (REGER), sistema especificado pelo Operador para suportar as ações de operação em tempo real de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN). Desenvolvido e fornecido por um consórcio formado pelo Cepel e pela Siemens, o REGER está em operação no ONS desde 2013, provendo uma série de recursos e funcionalidades modernas e inovadoras em um sistema de grande porte e altíssima responsabilidade.

Devido à sua concepção, baseada no conceito de contínua evolução – Evergreen, o REGER pode ser constantemente atualizado para assegurar um ambiente seguro, flexível e adaptável às mudanças do sistema elétrico brasileiro.