Cepel instala sistema pioneiro de monitoramento online de descargas parciais na UHE Balbina

Detalhe: Notícias

06-06-2019

No final de maio, o Cepel instalou, na Usina Hidrelétrica de Balbina (AM), pertencente à Amazonas GT, Associado Especial do Centro, um sistema pioneiro de monitoramento online contínuo de descargas parciais em geradores elétricos. A nova plataforma, resultado da integração dos sistemas SOMA e IMA-DP, desenvolvidos pelo Cepel, permitirá otimizar o tempo e os custos de manutenção, reduzindo os riscos de falhas de isolação nos geradores da UHE, que tem 250 MW de capacidade de geração, e é responsável pela produção de cerca de 17% da energia que alimenta a capital amazonense.

“A integração dos sistemas SOMA e IMA-DP resultou em uma plataforma WEB de monitoramento de descargas parciais disponível de forma online na intranet de toda a empresa, automatizando a aquisição contínua de dados e facilitando o monitoramento dos equipamentos, pelos usuários cadastrados, a partir de qualquer computador conectado à rede”, assinalam os pesquisadores André Tomaz, gerente do SOMA, e Hélio Amorim, gerente do IMA-DP, responsáveis pela instalação na UHE Balbina.

Os pesquisadores acrescentam que o suporte técnico ao sistema e ao diagnóstico pode ser realizado de forma quase que imediata, com o apoio irrestrito do Cepel, o que faz uma diferença enorme nesse nível tecnológico.

Renato Santos e Renan Duarte, engenheiro e técnico de manutenção da UHE Balbina, respectivamente, ressaltam as vantagens da nova plataforma. “Fazíamos as medições de três em três meses, com um sistema que não nos fornecia detalhes do tipo de descarga parcial encontrado. Com a implantação do sistema do Cepel, além de realizarmos o acompanhamento de sua evolução em tempo real, poderemos identificar mais precisamente o tipo e o comportamento das descargas parciais pelo IMA-DP. É uma grande aquisição para nós”.

Estima-se que o custo da energia não vendida decorrente da parada de uma única máquina da usina seja de cerca de 2,8 milhões de reais por mês, sem contar os custos de manutenção e os demais custos decorrentes da indisponibilidade não programada do equipamento.

O IMA-DP

O IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais) atende a todos os equipamentos elétricos de alta tensão que possuam isolamento elétrico, permitindo o acompanhamento do isolamento e seu processo de envelhecimento, detectando defeitos incipientes e aumentando, portanto, a confiabilidade destes equipamentos.

O IMA-DP utiliza uma arquitetura de hardware modular genérico, agregando funcionalidades específicas através de algoritmos de processamento digital de sinais desenvolvidos pelo Cepel. O sistema tem sido reconhecido nacional e internacionalmente como ferramenta eficaz de monitoramento de máquinas rotativas.

Em 2016, o IMA-DP foi apresentado na Sessão Bienal do Cigré em Paris ao grupo de estudos de Máquinas Rotativas, e, em 2018, ganhou o prêmio Engineering Impact Awards na categoria Energy da empresa National Instruments, em Austin-TX, EUA.

O SOMA

O SOMA (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos) é uma plataforma WEB responsável pela aquisição, armazenamento e análise de dados, voltada ao diagnóstico preditivo dos ativos monitorados.

O SOMA está em operação na UTE Jorge Lacerda (Engie), sendo usado para prognóstico da vida útil de turbinas a vapor, na Central Hidrelétrica de Itaipu, onde realiza o monitoramento online completo das 20 unidades hidrogeradoras, e, agora, na UHE Balbina, avaliando a condição dielétrica de todos os geradores da usina. O sistema também está em fase de implantação nas UHEs Funil e Porto Colômbia, pertencentes a Furnas.