Cepel avalia transformadores de corrente de subestações da Eletrosul

Cepel avalia transformadores de corrente de subestações da Eletrosul

27-05-2019

O Cepel realizou, no início de maio, uma série de medições para avaliar o estado operativo de transformadores de corrente de quatro subestações da Eletrosul no estado do Rio Grande do Sul: Tapera 2 , Missões, Santo Ângelo e Passo Fundo, em 69 kV, 138 kV, 230 kV e 525 kV respectivamente. Cerca de 72 transformadores de corrente foram avaliados com base em uma metodologia de medição não convencional, criada e desenvolvida pelo Cepel, cujo grande diferencial é o fato de os equipamentos não precisarem ser desligados para serem avaliados.

A metodologia utiliza um HFTC (High Frequency Current Transformer) como sensor, e o sistema IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais), para aquisição e processamento de sinais. “Há duas características bem peculiares à medição de descargas parciais que a tornam de grande valor prático: independe do clima e é extremamente rápida. Isso permite que a façamos em qualquer hora do dia e numa grande quantidade de equipamentos“, destacam os pesquisadores do Cepel Hélio Amorim, gerente do projeto, e Thiago Baptista.

Hélio assinala a relevância do diagnóstico de equipamentos elétricos de alta tensão. “É muito importante, seja para a empresa concessionária, que terá mais informações sobre seus ativos e poderá agir de forma preventiva, seja para a sociedade em geral, que poderá contar com maior disponibilidade e qualidade no fornecimento de energia”.

Participaram da avaliação pela Eletrosul os engenheiros Douglas Antunes e Erni Nicodem.

Em julho, o Cepel deverá realizar medições em outras subestações da Eletrosul, desta vez em Santa Catarina. São elas SEs Itararé, Abdon Batista, Campos Novos e Foz do Chapecó.