Cepel adere ao Programa Na Mão Certa

Cepel adere ao Programa Na Mão Certa

23-09-2020

O Cepel aderiu, em agosto de 2020, ao Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil que visa unir esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras e em diversos elos das cadeias produtivas do país, incluindo empresas do setor elétrico. A adesão do Cepel se faz em alinhamento ao seu Associado Fundador e principal mantenedor, a Eletrobras. O programa está sendo lançado hoje, Dia Internacional Contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, no Cepel e nas empresas Eletrobras.

“A exploração sexual de crianças e adolescentes é um problema que tem que ser visto e combatido por toda a sociedade. O Programa Na Mão Certa mostra como podemos ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância dessa ação e disseminar as boas práticas para fortalecer, cada vez mais, a causa. Somos uma pequena equipe dentro do Cepel, mas acreditamos que vamos, juntamente com todos os colaboradores do Centro e das Empresas Eletrobras, fazer a diferença, e contribuir para minimizar essa tão cruel realidade”, ressalta Mércia Surene, coordenadora do Programa no Cepel. Também integram a equipe a assistente social Katia Gonçalves e a técnica Márcia Cristina do Nascimento.

A adesão do Cepel ao Na Mão Certa ocorre no âmbito do projeto de Direitos Humanos do Programa Sustentabilidade 4.0, lançado este ano pela Eletrobras como parte de seu Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) para o período de 2020 a 2024. O objetivo desse programa é implementar as melhores práticas de mercado para atingir excelência, em termos de sustentabilidade, gerando cada vez mais valor aos stakeholders.

A base do Programa Na Mão Certa é o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Entre os compromissos que norteiam a aliança entre as instituições participantes para enfrentar essa grave violação de direitos humanos destacam-se: participar continuamente de campanhas para erradicar a exploração sexual de crianças e adolescentes; estimular o envolvimento dos colaboradores em ações que visem à eliminação do problema; apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes, vítimas de exploração sexual; estabelecer relações comerciais com fornecedores compromissados com os princípios do Pacto; e monitorar os resultados das ações empreendidas e divulgá-los à sociedade.

Para subsidiar as instituições em suas ações, o Programa Na Mão Certa fornece materiais educacionais e proporciona encontros, oficinas, reunião com lideranças e workshops. Saiba mais sobre a iniciativa.

Participe você também desta importante iniciativa, acompanhando o Cepel nas redes sociais e divulgando essa causa!