• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Boas práticas de utilização da câmera UV no setor elétrico serão tema de workshop online do Cepel

Detalhes: Notícias

Boas práticas de utilização da câmera UV no setor elétrico serão tema de workshop online do Cepel

13-08-2020

O Cepel vai realizar o primeiro encontro de usuários da câmera ultravioleta (UV) do setor elétrico brasileiro. O evento ocorrerá no dia 21 de agosto, às 10h, na plataforma MS Teams. Além da troca de experiências e boas práticas na utilização da tecnologia, serão debatidas situações em que sua aplicação é recomendada e o que deve constar em um guia voltado para inspeções em equipamentos elétricos de alta tensão no campo. O workshop contará com apresentações técnicas de José Antonio Cardoso (Cepel), Athanásio Mpalantinos Neto (Cepel), Allan de Sousa e Silva (Taesa) e Armando Nigri (Ainigri), integrantes do Grupo de Trabalho nacional “Detecção e Medição de Corona por Dispositivos Ópticos e Câmeras Ultravioletas”, criado no âmbito do Study Committee (SC) D1: Materials and Emerging Test Techniques do CIGRE Internacional e coordenado por José Antonio Cardoso.



O tema é bastante relevante, na medida em que são constantes as dificuldades dos usuários na interpretação dos resultados de medições de atividades corona por meio das câmaras UV. Decorrência de não haver um procedimento único que padronize a aplicação da técnica e, portanto, a avaliação dos resultados. Sendo assim, faz-se necessário o debate quanto à utilização desta tecnologia, para que seja usada em todo o seu potencial no que se refere à identificação de condições anormais de efeito corona nos equipamentos.



Durante o evento, Allan vai relatar sua experiência na utilização da câmera UV em casos práticos na Taesa. O consultor Armando agregará sua prática de mais de 40 anos em inspeção de linhas de transmissão e subestações. O pesquisador do Cepel José Antonio falará sobre sua vasta experiência no uso da câmera UV, tanto em ensaios laboratoriais, quanto em pesquisa experimental de avaliação de equipamentos e inspeções de linhas de transmissão e subestações. Além disso, apresentará o histórico de atividades do GT até o momento e os resultados do projeto que Cepel vem desenvolvendo com o objetivo de auxiliar os usuários de câmera UV na interpretação das imagens obtidas. Já o pesquisador Athanásio falará sobre os critérios de desempenho de linhas de transmissão em relação ao corona (NBR5422) e a câmera UV.



Com duração de 2 horas, o evento possui vagas limitadas e inscrição gratuita. É interessante que os participantes tenham alguma experiência prévia em inspeção de instalações elétricas ou utilização da câmera UV. Clique aqui para preencher a ficha de inscrição.