• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Artigo do Cepel recebe prêmio como um dos melhores trabalhos publicados no VIII SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos

Detalhes: Notícias

Artigo do Cepel recebe prêmio como um dos melhores trabalhos publicados no VIII SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos

09-09-2020

O artigo “Equivalentes Trifásicos Utilizando Modelos Racionais e Dados de Componentes Simétricas no ATP – Resultados de Redes com Parâmetros Concentrados”, de autoria do bolsista de doutorado do Cepel Thomas Moreira Campello e de seus orientadores, o pesquisador do Centro Sergio Luis Varricchio e o professor da COPPE/UFRJ Glauco Nery Taranto, recebeu o prêmio de melhor trabalho da Sessão “SBSE 1.4 - Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Elétricos” do VIII SBSE - Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos. O evento ocorreu, de forma virtual, entre 25 e 28 de agosto. Clique aqui para ler o artigo.


O pesquisador Sergio Varricchio assinala que a construção de equivalentes de alta fidelidade de redes elétricas permite a realização, com elevada precisão, de estudos de transitórios eletromagnéticos em sistemas de potência de grande porte. “Neste sentido, a compreensão dos fenômenos relacionados a transitórios eletromagnéticos, que possam ocorrer no sistema, é de fundamental importância para sua operação confiável, pois permite projetá-lo de modo que tais fenômenos não levem a falhas nos equipamentos ou, até mesmo, ‘blackouts’".


Para lidar com o desafio, Varricchio explica que o Cepel vem realizando pesquisas para desenvolvimento de metodologia eficiente e robusta para construção destes equivalentes. “Esta metodologia será futuramente implementada no programa HarmZs (para estudos de comportamento harmônico e análise modal de redes elétricas), ampliando, desta forma, seu espectro de utilização”, complementa.


O Cepel apresentou outros quatro artigos no VIII SBSE, que contou também com a participação dos pesquisadores do Centro Cristiano de Oliveira Costa e Fabrício Lucas Lirio e do bolsista de mestrado Vinicius Lopes. Foram apresentados em torno de 700 artigos no evento, tendo sido premiados 65 como melhores trabalhos. Seus autores foram convidados a submeter uma versão estendida dos artigos, com novas análises e resultados, para o Journal of Control, Automation and Electrical Systems.