• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Artigo conjunto entre Cepel, IME e ComDCiber sobre Segurança Cibernética participa de conferência da Otan

Detalhes: Notícias

Artigo conjunto entre Cepel, IME e ComDCiber sobre Segurança Cibernética participa de conferência da Otan

02-06-2020

O artigo “Addressing the Cyber Security Challenges of Electrical Power Systems of the Future”, escrito pelo pesquisador do Cepel Gilberto Pires de Azevedo, pelo professor Paulo Cesar Pellanda, do Instituto Militar de Engenharia, e pelo major Maxli Campos, do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (ComDCiber), participou da 12th International Conference on Cyber Conflict - CyCon, realizada virtualmente, entre 26 e 28 de maio, pelo Cooperative Cyber Defence Centre of Excellence (CCDCOE) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Diante das restrições decorrentes da pandemia do coronavírus, a conferência, que seria realizada entre 25 e 28 de junho em Tallin, na Estônia, onde fica a sede do CCDCOE, transformou-se no lançamento virtual do livro 20/20 Vision:The Next Decade, contendo os 19 artigos selecionados para o evento.


O trabalho aborda os possíveis impactos na segurança cibernética da evolução do sistema elétrico nos próximos anos, em especial os devidos às transformações associadas ao conceito de Smart Grid, e propõe estratégias para lidar com os novos desafios. O tema tem relevância especial para o Cepel, como desenvolvedor de sistemas computacionais amplamente utilizados no Brasil.


Segundo o pesquisador Gilberto, “as transformações em andamento no sistema elétrico implicarão novas questões para a segurança cibernética, e é essencial que sejam entendidas e tratadas adequadamente”. O pesquisador acrescenta: “Até onde sabemos, este é o primeiro trabalho brasileiro aprovado para participar da CyCon. Este resultado ressalta a importância da formação de parcerias multidisciplinares para a pesquisa em segurança cibernética”.

 

Clique aqui para conferir o artigo.