• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
A valorização da cultura na voz do Coral do Cepel

Detalhes: Notícias

A valorização da cultura na voz do Coral do Cepel

05-07-2019

 

No final de junho, o Coral do Cepel se apresentou em dois importantes eventos culturais na cidade do Rio de Janeiro: o Festival Canto de Nossa Terra/Encontro de Corais e o Projeto Música no Museu. Sob regência de Crismarie Hackenberg, os cantores interpretaram clássicos nacionais e internacionais, mostrando que arte e ciência podem se complementar.


O Festival Canto de Nossa Terra visa resgatar o trabalho de educação musical desenvolvido por Villa-Lobos, por meio do estímulo à prática do canto coral em escolas e instituições afins, realizando encontros periódicos na Concha Acústica do Museu Villa-Lobos. No último dia 28, o o Coral do Cepel dividiu o palco com o Grupo Vocal Molho Inglês, também regido por Crismarie. No dia seguinte, foi a vez da apresentação pelo Projeto Música no Museu, que, em junho, teve como mote a questão da “Ênfase à Voz”. O outro convidado da tarde do dia 29 no Palácio São Clemente, sede do Consulado de Portugal, foi o Coral Cantada, regido por Bianca Malafaia.

 


No final de julho, o coral do Cepel volta ao circuito do Projeto Música no Museu, que este ano completa 23 anos de atividades, consolidando-se como a maior série de música clássica do Brasil. A apresentação acontecerá na Biblioteca Maison de France.


O Cepel apoia, há mais de uma década, o projeto Coral, no âmbito do programa Vida Saudável. O objetivo é incentivar a difusão musical e estimular o autoconhecimento, as relações interpessoais, o trabalho em equipe e um ambiente colaborativo na instituição. Visando contribuir para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho, o Coral do Cepel também tem promovido atividades para seus colaboradores, que incluem ensaios musicais, oficinas que trabalham memória e atenção e aprendizagem acelerada. Desenvolve também atividades com estado de fluxo com música, ampliando as redes neuronais de aprendizagem e os níveis de emoções positivas, engajamento e vínculos entre os participantes e a instituição.