• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Planejamento de Curto Prazo e Programação da Operação Energética

Apresentação

Desenvolvimento de metodologias e programas computacionais para:

 

(i) Planejamento da operação energética de curto prazo – No planejamento da operação no curto prazo, com horizonte de até 12 meses discretizados em etapas semanais e mensais, determinam-se as metas individuais de geração das usinas hidrelétricas e térmicas do sistema, bem como os intercâmbios de energia entre subsistemas, considerando o custo esperado de operação até o final do horizonte, obtidas na etapa de médio prazo. Para esta etapa, utiliza-se o modelo DECOMP, utilizando oficialmente pelo ONS para a elaboração do programa mensal da operação (PMO) e pela CCEE para estabelecimento do preço de liquidação de diferenças (PLD), em nível semanal e considerando diversos patamares de carga.


(ii) Programação da operação considerando a rede de transmissão e precificação horária – Na etapa da programação diária, o objetivo o objetivo principal é determinar a programação diária da operação por unidade geradora, assim como os custos marginais de operação, com discretização temporal de até meia hora e um horizonte de até 2 semanas. Além dos diversos aspectos já considerados na operação de curto prazo, nesta etapa adicionam-se diversos aspectos da operação, como: restrições de reserva de potência, modelagem DC com perdas da rede elétrica, e restrições de segurança elétrica; unit commitment das unidades geradoras termoelétricas, incluindo-se a operação de usinas térmicas a ciclo combinado; restrições de propagação de vazão nos rios, operação de canais, entre outras funcionalidades. Para esta etapa utiliza-se o modelo DESSEM, que atua de forma integrada com os modelos DECOMP e NEWAVE e está sendo validado pelo ONS e CCEE para estabelecimento do preço horário de energia a partir de janeiro de 2020.

(iii) Previsão de carga de curto prazo – Uma informação fundamental para o programação da operação é a previsão de curto prazo da carga a ser atendida. Para esta tarefa são empregados os modelos PREVCARGADESSEM para a programação diária da operação e ISELF para a operação em tempo real
 

   

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail: