• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Novas Concepções de Linhas de Transmissão

Apresentação

A linha de pesquisa “Novas Concepções de Linhas de Transmissão” tem como objetivo prover as empresas Eletrobras de conhecimento técnico, metodologias de análise, resultados de ensaios laboratoriais e demais subsídios técnicos para projeto, cálculo e otimização de linhas de transmissão em corrente alternada (CA) e em corrente contínua (CC), em níveis de tensão até 1000 kV em CA e até ± 800 kV em CC.

 

Pesquisas integram metodologias de cálculo atuais e de procedimentos de ensaios laboratoriais desenvolvidos para linhas de transmissão convencionais e não convencionais em CA e CC.

 

O Cepel vem participando, juntamente com Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul, e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do desenvolvimento de configurações de linhas de transmissão de alto desempenho, visando vencer os desafios de transmissão de grandes blocos de energia a grandes distâncias.

 

Com a implantação do Laboratório de Ultra-Alta Tensão (Lab UAT) na Unidade Adrianópolis, o Cepel poderá avaliar configurações de linhas de transmissão até a classe de tensão de UAT de uma forma mais completa e abrangente.

 

Entre os produtos desenvolvidos sob esta linha de pesquisa estão programas digitais para otimização de configurações de linhas de transmissão, e procedimentos para ensaios e resultados de ensaios laboratoriais em UAT.

 

Essa área de pesquisa está intimamente relacionada às atividades de Monitoramento e Diagnóstico de Equipamentos e Instalações, Interação entre Linhas de Transmissão e Meio Ambiente, Monitoramento do Desempenho Elétrico e Mecânico das Linhas de Transmissão, Otimização de Projetos de Linhas de Transmissão e Transitórios Eletromagnéticos e Coordenação de Isolamento.

 

Para atividades de pesquisa experimental, são utilizados recursos complementares do hall abrigado do Laboratório de Alta Tensão, localizado na Unidade Adrianópolis, e do Laboratório de Propriedades Mecânicas (MA4), instalado na Unidade Fundão.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 dle@cepel.br