• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Apresentação

O Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LabGIS) do CEPEL, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro, é uma infraestrutura laboratorial para apoio à utilização da tecnologia GIS e de outros softwares especializados nas atividades das áreas de recursos hídricos e meio ambiente do CEPEL.

 

O objetivo principal do LabGIS é concentrar recursos de hardware e software especializados em uma unidade laboratorial para a representação de sistemas de recursos hídricos e do meio ambiente em metodologias e ferramentas desenvolvidas no CEPEL para os planejamentos da expansão e operação do sistema energético brasileiro.

 

O LabGIS concentra infraestrutura e suporte incluindo mapoteca, centrais de processamento de dados com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados, monitores, impressoras, scanners e plottters de grandes dimensões e data-show, para apoio às atividades de integração de informações georeferenciadas, digitalização de mapas e processamento de imagens. O LabGis disponibiliza para seus usuários um conjunto de softwares incluindo softwares para análise e modelagem estatística de dados, análises de ciclo de vida de produtos, modelagem hidrodinâmica e de qualidade da água de corpos hídricos e modelagem de balanço de carbono e nutrientes considerando mudanças de uso da terra.



As principais atividades do CEPEL suportadas pelo LabGIS são:

 

• Aplicações de tecnologia GIS em estudos de inventários hidroelétrico de bacias hidrográficas e gestão de bacias hidrográficas, com destaque para o acoplamento de sistema GIS à ferramenta computacional desenvolvida pelo CEPEL para estudos de inventário hidroelétrico de bacias hidrográficas (sistema SINV).


• Desenvolvimento de ferramenta computacional para escolha, segundo critérios, indicadores e variáveis socioambientais, de melhor corredor para linhas de transmissão (sistema AMBIENTRANS).


• Desenvolvimento de Modelos de Previsão de Vazões para Sistemas de Múltiplos Reservatórios de Hidroelétricas a partir do uso de modelos de previsão de chuva.


• Análise de Frequência de Cheias e Planejamento/Programação de Controle de Cheias para Sistemas de Múltiplos Reservatórios de Hidroelétricas considerando a não-estacionariedade das séries de cheias.


• Incorporação de balanço de gases de efeito estufa em Modelos Hidrodinâmicos e de Qualidade da Água para reservatórios de hidroelétricas.


• Análise de impactos ambientais de sistemas energéticos utilizando análise de ciclo de vida.


• Incorporação da variável ambiental em modelos de planejamento energético.

 

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 dea@cepel.br