• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Notícias

Notícias

Treinamento apresenta funcionalidades do HarmZs, incluindo a determinação automática de contingências elétricas

13-07-2018

O Departamento de Redes Elétricas (DRE) do Cepel realizou, em junho, mais uma edição do treinamento sobre o programa computacional HarmZs, voltado a estudos de comportamento harmônico e análise modal de redes elétricas. Participaram do curso 11 profissionais da Eletrobras, Tractebel, Echoenergia Participações S.A., do centro de ciência e tecnologia Lactec e do próprio Cepel.


A versão do HarmZs utilizada no treinamento foi a 3.3, ainda em fase de desenvolvimento e testes. De acordo com o pesquisador Sergio Luis Varricchio, gerente do projeto, a principal novidade da versão é a capacidade do programa em determinar todas as contingências elétricas, como perda de transformadores, linhas de transmissão, bancos de capacitores etc., automaticamente dentro de uma determinada vizinhança da barra de interesse, o que facilita bastante o trabalho dos usuários na realização de estudos de impacto harmônico.


“Um dos grandes diferenciais do programa é o fato de possuir algoritmos de alto desempenho computacional para cálculo de distorções harmônicas, para a determinação automática de todas as contingências dentro de determinada vizinhança da barra de interesse e linguagem ‘batch’ (que simula a interação entre o usuário e as interfaces gráficas do programa). Estas características são fundamentais para estudos de impacto harmônico devido ao acesso de novas instalações ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”, ressalta Varricchio.


O pesquisador assinala que o HarmZs atende perfeitamente aos requisitos definidos nos Procedimentos de Redes elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a realização deste tipo de estudo. Se for constatado que os limites de distorções harmônicas foram violados, o programa é utilizado para dimensionar bancos de filtros, de modo a manter a qualidade de energia elétrica do SIN.


Com carga horária de 28 horas, o treinamento foi realizado na Unidade Fundão e teve como objetivo capacitar os participantes no uso das principais funções do programa. O conteúdo programático abrangeu, dentre outros tópicos, metodologias convencionais para análise harmônica; análise modal; interfaces para a visualização e edição de dados de entrada e de resultados e estudos de impacto harmônico devido ao acesso de novas instalações ao SIN.


Além de Varricchio, foram instrutores do treinamento os pesquisadores do DRE Cristiano de Oliveira Costa e Franklin Clement Veliz. Eles consideram a promoção de treinamentos pelo DRE “de fundamental importância para a formação de novos usuários e, consequentemente, para a difusão dos programas desenvolvidos pelo departamento para que continuem a desempenhar o papel de auxiliar na confiabilidade e segurança da operação e planejamento do SIN, bem como na qualidade da energia fornecida”.


O treinamento foi o primeiro contato de Isabela Metzker, da Tractebel, e de Claudio Guerra, da Eletrobras, com o programa HarmZs. Eles avaliam a experiência como bastante positiva e comentam sobre possibilidade de uso do software.


“Temos um vasto portfólio com diferentes estudos, e com a crescente demanda por análises em frequência no Núcleo de Estudos Elétricos da Tractebel, vimos a necessidade de nos aprimorar na ferramenta HarmZs. Esse treinamento foi bastante engrandecedor, uma vez que se trata do principal software indicado para o estudo do comportamento harmônico de sistemas de potência, necessário principalmente em conexões de eólicas e solares”, pontua Isabela.


Claudio Guerra, do Departamento de Planejamento da Transmissão da Eletrobras, afirma ter ciência das vantagens da utilização do HarmZs e acrescenta que agora se sente mais bem preparado caso a Diretoria de Transmissão da Holding venha a solicitar a seu departamento algum estudo que necessite da análise de harmônicos e análise modal de redes elétricas.
Em agosto, o DRE promove treinamentos sobre os seguintes programas computacionais: ANAREDE (01 a 03/08); ANAFAS (07 a 09/08), ANATEM (14 a 17/08); FLUPOT (21 a 23/08) e NH2 (28 a 30/08). Clique aqui para inscrições e mais informações.