• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Organograma

 

 

Currículos

 

Marcio Szechtman: Diretoria Geral

 

Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcio Szechtman atua no setor elétrico há 44 anos. Ingressou no Cepel em 1976, onde exerceu o cargo de diretor dos Programas de P&D entre 1992 e 1996, quando se desligou da instituição para atuar como consultor na iniciativa privada.

 

Iniciou sua carreira técnica no Cepel em 1976, integrando, como pesquisador, a primeira formação do grupo pesquisas em Transmissão em CCAT. Tornou-se coordenador do grupo em 1978. No início da década de 80, coordenou a instalação do Laboratório de Simulação de Redes Elétricas do Centro (Simulador de Transitórios Eletromagnéticos – TNA, na sigla em inglês, e do Simulador CCAT), que apoiou os trabalhos de comissionamento do sistema de transmissão em +/- 600kV de Itaipu. A partir de 1988, chefiou o Departamento de Simulação de Redes Elétricas. Entre 1992 e 1996, exerceu o cargo de diretor dos Programas de P&D (correspondente à atual DP). A partir de 1996, se desligou da instituição e passou a atuar como consultor na iniciativa privada.

 

Com forte atuação no cenário internacional, trabalhou para cerca de 15 países. Realizou trabalhos nas áreas de planejamento e operação de sistemas, regulação elétrica, tarifas, planejamento ambiental e análises econômico–financeiras de projetos de transmissão de energia e interligações transnacionais.

 

No Brasil, mais recentemente, ocupou funções de direção na empresa de consultoria Mercados de Energia e foi diretor de Assuntos Institucionais e Regulatórios da Terna Participações. Desde 2010, atuava como consultor técnico junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos projetos de transmissão associados aos empreendimentos hidroelétricos do Rio Madeira e de Belo Monte. Recebeu a medalha Uno Lamm do IEEE, em 2009, por suas contribuições à área de transmissão em corrente contínua. Em 2014, recebeu a medalha de ouro do Cigré por suas contribuições à Engenharia Elétrica.

  

Raul Balbi Sollero: Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 

 Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências pela Coppe/UFRJ (1982), Sollero foi pesquisador visitante na Virginia Tech University (1993) e cursou MBA pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2001). Ingressou no Cepel em 1982, onde coordenou entre 2000 e 2016 o Departamento de Automação de Sistemas Elétricos.

 

Seus principais temas de interesse incluem estabilidade e proteção de sistemas elétricos, processamento de sinais e modelagem de equipamentos e operação de sistemas elétricos em tempo real, nos quais publicou mais de 60 artigos técnicos. Sollero é membro do IEEE e do Cigré, atuando nos comitês de estudos CE-C2 (Operação e Controle de Sistemas) e CE-B5 (Proteção e Automação) do Cigré. Coordenou este último comitê entre 2010 e 2016 e recebeu o título de Distinguished Member do Cigré.

 

Orsino Borges de Oliveira Filho: Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1984) é mestre em Engenharia Elétrica (1991) e pós-graduado em Gestão do Conhecimento (2003), ambos pela Coppe/UFRJ. Foi pesquisador do Cepel, de dezembro de 1984 a dezembro de 2013, onde também atuou como assistente da Diretoria de P&D+I, chefe da Divisão de Alta Tensão e da Área de Conhecimento de Laboratórios e gerente técnico do Laboratório de Calibração.

 

Possui mais de 30 anos de experiência em execução e gestão de projetos de P&D e serviços tecnológicos em Engenharia de Alta Tensão. É membro ativo de grupos de trabalho do Cigré-Brasil e internacional, onde foi coordenador do Comitê de Estudos D1: Materiais e Tecnologias Emergentes de Ensaios e Medição do Cigre-Brasil e representante brasileiro no Study Committee SC D1. Possui mais de 50 artigos apresentados em eventos técnicos nacionais e no exterior.

 

 

Aracilba Alves da Rocha: Diretoria Administrativa e Financeira

 

Graduada em Engenharia Civil, Aracilba da Rocha é especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Possui mais de 30 anos de experiência em administração de empresas públicas, especialmente em gerenciamento executivo abrangendo empresas do setor elétrico, telefonia e saneamento. Entre 2005 e 2008, foi diretora de Administração da Eletrobras. No mesmo período foi membro do Conselho Deliberativo do Cepel. Nos últimos anos, esteve à frente da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba.
 

 

Diretoria Executiva do Cepel

Diretor-Geral

Marcio Szechtman

dg@cepel.br

(0xx21) 2598-6202

Diretor de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação

Raul Balbi Sollero

dp@cepel.br

(0xx21) 2598-6189

Diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental

Orsino Borges de Oliveira Filho

dl@cepel.br

(0xx21) 2598-6004

Diretor Administrativo e Financeiro

Aracilba Alves da Rocha

da@cepel.br

(0xx21) 2598-6047

Endereço: Avenida Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ -  CEP: 21941-911