• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Sustentabilidade

Sustentabilidade Empresarial
 
A Sustentabilidade Empresarial surgiu como a tradução do conceito de desenvolvimento sustentável para o ambiente empresarial, configurando um novo modelo de gestão, no qual a atuação na dimensão social e ambiental, aliada às boas práticas de governança, interfere positivamente na dimensão econômica.
 
 
Sustentabilidade hoje no Cepel
 
Nos últimos anos, o Cepel vem ampliando sua visão e atuação em termos da sustentabilidade. 
 
Hoje, várias das ações, projetos de pesquisa, serviços tecnológicos, instalações, cooperação e divulgação tecnológica, contribuem, de forma direta ou indireta, para atender aos compromissos com a sustentabilidade. Assim, garante-se que seja alcançado o objetivo definido pela Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social, econômico-financeira e ambiental.
 
 
 
Uma importante ação neste sentido foi a criação do Comitê de Sustentabilidade do Cepel (CSC) em novembro de 2009. Seguindo a orientação estratégica e visando implementar o conjunto de ações que vêm sendo conduzidas pela Eletrobras para apoiar a gestão da sustentabilidade, o CSC sugere, apoia e acompanha as questões referente ao tema no Centro. Este trabalho inclui:
 

realizar ações de sensibilização do público interno sobre a importância da sustentabilidade empresarial;

atender às demandas dos pactos em que o Cepel é signatário como, por exemplo, o Pacto Global e o Pacto de Empoderamento das Mulheres;

fornecer informações para o Relatório Anual de Sustentabilidade do Sistema Eletrobras e demais demandas;

realizar ações de melhorias relacionadas à sustentabilidade no Centro;

- realizar ações nas empresas do grupo, além de implementar ferramentas de gestão da sustentabilidade, bem como acompanhar e avaliar resultados no Cepel, como por exemplo, o Sistema IGS (Gestão de Indicadores de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras).

 
Desenvolvido pelo Cepel e utilizado por todas as empresas Elebrobras, o Sistema IGS é uma importante ferramenta estratégica de gestão, que monitora, desde 2010, os indicadores de sustentabilidade na dimensão ambiental a partir da análise de variáveis das diversas áreas das empresas. Atualmente, o Sistema está sendo ampliado para as dimensões social e econômico-financeira. Na dimensão ambiental, realiza o monitoramento de temas como água, energia, resíduos, biodiversidade, ações voluntárias e conformidade legal em 173 indicadores de desempenho.