• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Tratamento da Informação e Inteligência Computacional Aplicada à Operação de Sistemas Elétricos

Apresentação

Sistemas de supervisão e controle em tempo real são uma importante fonte de informação sobre o estado atual do sistema elétrico para as mais diferentes áreas e processos das empresas elétricas. Tais processos podem estar ligados a todos os níveis da organização, desde a operação do sistema elétrico – para apoiar a recomposição mais ágil de uma subestação ou o treinamento de operadores –, até a área de manutenção, chegando à síntese de informações estratégicas relativas ao desempenho global da empresa, de interesse de sua alta administração.

Sendo assim, a linha de pesquisa “Tratamento da Informação e Inteligência Computacional Aplicada à Operação de Sistemas Elétricos” visa ao desenvolvimento de tecnologias de software que permitam a exploração dos dados disponíveis do sistema elétrico e à geração de informações relevantes para diferentes áreas das empresas elétricas. Seu foco principal é o processamento de dados obtidos pelo SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia), associando-os, quando necessário, a outros sistemas provedores de dados.

As tecnologias compreendidas neste tema incluem técnicas de inteligência computacional (redes neurais, lógica nebulosa, sistemas especialistas e computação evolucionária), bancos de dados, interface gráfica, data science (big data, machine learning e data mining), desenvolvimento de aplicativos para web (interface gráfica, banco de dados, servidor de aplicativos web), integração de sistemas de software e tratamento do conteúdo de mais de uma fonte de dados para criar um novo serviço de informação completo (mashup).

O conhecimento e acesso integral ao SAGE, o sistema de supervisão e controle mais utilizado no Sistema Interligado Nacional (SIN), coloca o Cepel em posição privilegiada para a integração de aplicações que façam uso dos dados providos por este sistema, utilizando-se, de forma ótima, as múltiplas possibilidades para sua interconexão.

Este tema está relacionado à linha de pesquisa “Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos em Tempo Real” e conta com o envolvimento da Chesf, Eletronorte e Eletrosul, além da própria Eletrobras Holding. Para seu desenvolvimento usa recursos do "Laboratório Avançado de Supervisão e Controle" (Lasc) e do "Laboratório de Automação e Proteção" (LAP), ambos localizados na Unidade Fundão.

O principal programa computacional desenvolvido e em evolução sob este tema é o ASTRO (Ambiente Simulado para o Treinamento de Operadores de Instalações).
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 astro@cepel.br