• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Transitórios Eletromagnéticos e Coordenação de Isolamento

Apresentação

A linha de pesquisa “Transitórios Eletromagnéticos e Coordenação de Isolamento” dedica-se a estudos e ensaios de transitórios eletromagnéticos, com o objetivo de planejar um sistema e especificar equipamentos para suportar as solicitações a ele impostas.

 

Além disso, realiza estudos e ensaios na área de coordenação de isolamento para determinar as distâncias de segurança em linhas de transmissão e subestações, calculando os riscos de falha a elas associados.

 

Implementada em parceria com empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, empresas Eletrobras, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério de Minas e Energia (MME), universidades e laboratórios, esta linha de pesquisa oferece como diferencial a possibilidade de a própria empresa efetuar simulações por meio de programas digitais e medições e ensaios que comprovem os resultados obtidos.

 

A linha é desenvolvida com apoio dos laboratórios de "Alta Tensão" e de "Alta Potência", localizados na Unidade Adrianópolis.

 

Dentre os programas computacionais desenvolvidos sob esta linha de pesquisa, está o  RISFAM (Desempenho de LTs frente a surtos de manobra). 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 dle@cepel.b r