• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Técnicas Computacionais Aplicadas à Área Elétrica

Apresentação

A linha de pesquisa “Técnicas Computacionais Aplicadas à Área Elétrica” engloba atividades de domínio tecnológico e de inovação em um conjunto de técnicas necessárias à pesquisa e, principalmente, ao desenvolvimento de programas computacionais para aplicações reais em sistemas elétricos de grande porte. Essas técnicas asseguram que os programas computacionais para a área elétrica atendam plenamente aos requisitos de robustez, qualidade, confiabilidade, desempenho, usabilidade, manutenibilidade e segurança.


Dentre as diversas tecnologias envolvidas nesta linha de pesquisa, destacam-se:


- Gerenciamento de dados: os programas da área utilizam grandes massas de dados, que precisam ser administrados adequadamente para estarem sempre atualizados, corretos e facilmente disponíveis.


- Visualização científica: os resultados dos programas, que podem consistir em grandes quantidades de informação, precisam ser apresentados de forma apropriada para permitir a análise rápida e precisa.


- Interfaces de usuário: a obtenção de níveis adequados de usabilidade em programas computacionais complexos requer o desenvolvimento de interfaces de usuário apropriadas.


- Processamento distribuído: os requisitos de desempenho de alguns programas, aliados às características dos problemas por eles tratados, tornam recomendável ou mesmo indispensável a aplicação de técnicas de processamento distribuído.


- Processamento e suporte via web: as tecnologias de processamento via web, incluindo a distribuição remota de programas, desempenham um papel importante na interação das equipes de desenvolvimento com os usuários finais.


- Segurança cibernética: uma das tecnologias computacionais que mais rapidamente ganha importância no setor elétrico, sua aplicação visa assegurar que os programas sejam distribuídos e utilizados de forma confiável tanto do ponto de vista do usuário quando do Cepel.


- Análise de Desempenho: os programas podem realizar cálculos complexos envolvendo grandes massas de dados; portanto, o desempenho é um requisito crítico. A utilização dessas técnicas facilita a avaliação desse desempenho e possibilita aperfeiçoamentos importantes em algoritmos e estruturas de dados.


- Teste Automático de Software: a automatização parcial do processo de execução de casos de teste contribui significativamente para a garantia da qualidade e confiabilidade dos programas computacionais.


Além da utilização destas tecnologias nos programas das demais linhas de pesquisa relacionadas com Redes Elétricas, esta linha de pesquisa desenvolve os programas computacionais EditCepel, FormCepel, PlotCepel e CDUEdit.


A linha está relacionada às linhas de pesquisa “Análise de Redes em Regime Permanente”, “Análise de Harmônicos e Curto-Circuitos”, “Análise de Redes em Regime Dinâmico”, “Confiabilidade de Transmissão e Geração” e “Expansão de Sistemas de Transmissão e Distribuição”.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail: