• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos em Tempo Real

Apresentação

Redes elétricas são estruturas complexas, que não podem ser operadas de forma segura e eficiente sem supervisão e controle contínuos. Os  SCADA/EMS (Supervisory Control and Data Acquisition/Energy Management Systems) supervisionam, controlam, otimizam e gerenciam os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, permitindo às concessionárias coletar, analisar e armazenar dados de centenas de milhares de pontos de medição em redes regionais ou nacionais, manter um modelo da rede, simular a operação do sistema, apontar faltas e antecipar possíveis distúrbios.

 

Neste contexto, o principal objetivo da linha de pesquisa “Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos em Tempo Real” é o domínio do conjunto de tecnologias associadas ao processo de operação em tempo real de sistemas elétricos, capacitando-se para prover sistemas SCADA/EMS.

 

Assim, através dessa iniciativa, o Cepel passa a ser capaz de oferecer às empresas do sistema elétrico brasileiro soluções tecnológicas no estado da arte, afinadas com suas especificidades e requisitos, com alto desempenho, segurança e capacidade de otimizar a operação de suas redes elétricas, quanto à confiabilidade, segurança, qualidade do serviço e eficiência.

 

Entre os princípios básicos adotados pelo Cepel nesta área destaca-se a decisiva adesão ao conceito de sistemas abertos, orientado a padrões, visando a projetos “à prova de futuro”, ou seja, sistemas que evoluem continuamente, adaptando-se aos novos contextos tecnológicos e às demandas de novas gerações de sistemas. Algumas das tecnologias contempladas nesta linha de pesquisa são:

 

• Comunicação, aquisição e tratamento de dados, através do domínio de ampla biblioteca de protocolos de comunicação, todos nativos, incluindo ICCP e IEC61850 e suporte ao Common Information Model (CIM) para troca de informações entre diferentes sistemas


• Arquiteturas computacionais de alto desempenho e confiabilidade (hardware e software)
 

• Tecnologias para interface homem-máquina


• Bancos de dados


• Simulação e análise de redes em tempo real


• Simulação de redes em regime dinâmico, em tempo real, para treinamento de operadores


• Controle de geração.


As soluções para supervisão e controle de sistemas elétricos vêm sendo desenvolvidas em parceria com as maiores empresas do setor, em especial as empresas Eletrobras de geração e transmissão - Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul - e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), bem como outras grandes empresas transmissoras do país.

 

Esta linha está relacionada às linhas de pesquisa “Tratamento da Informação e Inteligência Computacional Aplicada à Operação de Sistemas Elétricos” e “Planejamento, Operação e Análise de Redes Elétricas”. Para seu desenvolvimento, conta com recursos do "Laboratório Avançado de Supervisão e Controle" (Lasc), localizado na Unidade Fundão.

 

O principal produto desenvolvido sob esta linha de pesquisa é o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia). Veja, abaixo,  mais informações sobre SAGE. 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 sage@cepel.br

Programas Computacionais