• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Redes Inteligentes (Smart Grids)

Apresentação

Atualmente, o Cepel dedica grande parte de seus esforços à pesquisa e à consolidação de uma infraestrutura laboratorial para desenvolvimento e avaliação de soluções relacionadas ao conceito de “Redes Elétricas Inteligentes” (Smart Grids).


Um de seus objetivos é testar e verificar a influência dos novos equipamentos a serem conectados na rede de transmissão e distribuição que contam com retificadores e inversores baseados em eletrônica de potência de forma a, rapidamente, se ajustarem a uma operação complexa envolvendo redes inteligentes e diversos tipos de geração distribuída.


A infraestrutura laboratorial contará ainda com ferramentas de simulação de redes que possam ser interfaceadas com equipamentos reais, verificação da interoperabilidade de equipamentos e sistemas a serem conectados nas redes inteligentes e verificação de microrredes que possam operar de forma conectada ou ilhada com a rede principal mantendo o suprimento para as principais cargas.


Outra vertente são os Sistemas de Medição Sincrofasoriais, baseados em PMUs ou Unidades de Medição Sincrofasoriais. Neste assunto, o Cepel já conta com um laboratório em funcionamento, atuando principalmente na pesquisa e desenvolvimento de aplicações para Unidades de Medição Fasorial (PMUs), bem como na realização de ensaios de referência, com vistas à validação destas unidades em laboratório antes de sua entrada em operação no campo. As PMUs constituem-se em importante ferramenta de eficientização das redes elétricas, sobretudo na área de transmissão de energia elétrica.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail: