• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Nanotecnologias

Apresentação

A linha de pesquisa “Nanotecnologias” é multidisciplinar, unindo fundamentos da ciência básica à pesquisa aplicada. O trabalho de pesquisa apresenta duas vertentes: Nanocompósitos e Nanofluidos.



Os estudos na área de Nanocompósitos visam gerar conhecimento e capacitar uma equipe multidisciplinar que seja capaz de discutir, avaliar e caracterizar nanocompósitos com aplicação no setor elétrico, bem como desenvolver materiais nanoestruturados mais leves e resistentes. A ideia é criar nanocompósitos poliméricos com propriedades térmicas, mecânicas e elétricas superiores aos dos compósitos poliméricos, utilizados atualmente nos isoladores de distribuição e transmissão de energia elétrica.



Já a outra área dedica-se à pesquisa de nanofluidos dielétricos para aplicação em transformadores. O objetivo é obter incrementos significativos de condutividade térmica em relação ao fluido de resfriamento original.



Os estudos da linha de pesquisa são realizados com apoio dos seguintes laboratórios: “Análises Químicas”; “Propriedades Mecânicas”; “Metalografia”; “Propriedades Elétricas e Magnéticas”, todos localizados na Unidade Fundão. No caso dos nanofluidos, envolvem ainda o “Laboratório de Diagnóstico em Equipamentos e Instalações Elétricas”, também situado na Unidade Fundão.

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 nano@cepel.br