• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Integridade Estrutural de Usinas Termelétricas

Apresentação

A linha de pesquisa “Integridade Estrutural de Usinas Temelétricas” dedica-se ao monitoramento online de grandezas termomecânicas e ao cálculo da vida remanescente dos equipamentos das usinas com base nestas grandezas em tempo real.

 

Além disso, dedica-se ao desenvolvimento de novos materiais - com foco em aplicações em altas temperaturas - e ao desenvolvimento de metodologias mais precisas para: cálculo de vida remanescente de unidades que trabalham em altas temperaturas com base na sequência de precipitação de carbonetos; avaliação da integridade estrutural em usinas termelétricas; cálculo da vida remanescente de componentes em caldeiras.

 

Estão envolvidos na implementação da linha de pesquisa os laboratórios de “Corrosão”; “Propriedades Mecânicas” e “Metalografia”, todos localizados na Unidade Fundão.

 

São parceiros do Cepel no desenvolvimento da linha de pesquisa as seguintes organizações: Eletrobras; as empresas Eletrobras CGTEE, Furnas, Eletronorte e Chesf; a Tractebel Energia; o Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

 

Como resultado do trabalho desenvolvido nesta linha de pesquisa, foi editado o Guia de Avaliação de Integridade de Usinas Termelétricas.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 avaliacao_integr@cepel.br

Programas Computacionais