• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Fontes de Geração Alternativas para Comunidades Isoladas

Apresentação

A linha de pesquisa “Fontes de Geração Alternativas para Comunidades Isoladas” nasceu com a proposta de reduzir o consumo de diesel na geração térmica do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (Poit), unidade militar da Marinha do Brasil localizada na costa do estado do Espírito Santo.

 

A ideia é que o consumo de diesel, no local, caia de 60.000 l/ano para cerca de 2.000 l/ano, visando à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental da Ilha da Trindade. Para tanto, será implantado um sistema híbrido de energias renováveis: a solar fotovoltaica e a eólica.

 

Os resultados preliminares da pesquisa indicam que uma configuração de 150 kWp de geração solar fotovoltaica, juntamente com uma geração eólica de 30 kW, será suficiente para alcançar a meta desejada e garantir confiabilidade no suprimento de energia elétrica e na operação do sistema de geração da ilha.

 

Por estar situado a mais de 1000 km da costa, o Poit apresenta características de uma comunidade isolada, tais como baixa densidade populacional e distância extrema do continente. Em comunidades similares no continente, não só o provimento de energia elétrica, mas também as formas de geração podem ser determinantes para o desenvolvimento sustentável local. O uso de um sistema híbrido de geração elétrica a partir das fontes solar fotovoltaica e eólica diminui os impactos causados ao meio ambiente e reduz as emissões de CO2.

 

O projeto no Poit inclui a realização de um diagnóstico energético para possibilitar o uso de equipamentos e redes de distribuição mais eficientes. Prevê a medição do perfil de vento e de radiação solar permanente; a medição do consumo de energia elétrica na casa de força; um sistema de comunicação via internet para alimentação de banco de dados climatológico e de consumo de energia; um projeto básico de sistema híbrido solar/eólico/diesel para abastecimento no Poit.

 

Também estão previstos estudos sobre: as características de solo no Poit; variação da radiação solar e o posicionamento, ao longo do ano, da sombra projetada no solo pela cadeia de montanhas do Poit (linha de sombra); geração de energia renovável e de eficiência energética.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 crese@cepel.br