• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Expansão de Sistemas de Transmissão e Distribuição

Apresentação

A linha de pesquisa “Expansão de Sistemas de Transmissão e Distribuição” dedica-se à criação de programas computacionais voltados ao planejamento da expansão das redes de transmissão e de subtransmissão em sistemas hidrotérmicos de grande porte.
Através dos programas, a linha de pesquisa, que começou a ser desenvolvida em 2002, visa facilitar e enriquecer o processo de decisão do planejador através de informações provenientes de simulações elétricas de configurações anuais considerando cenários hidrotérmicos de interesse.


Entre os programas desenvolvidos sob a linha de pesquisa estão o NH2 (Análise Probabilística e de Confiabilidade) e o PLANTAC (Planejamento da Transmissão Considerando o Valor Econômico da Confiabilidade). Uma das metas da linha é justamente manter este último programa atualizado, pronto para uso e compatível com os demais softwares de análise elétrica.


O PLANTAC toma como base um plano de expansão preparado pelo usuário (plano de referência) contendo um conjunto de expansões escolhidos por ele para serem incluídos ao longo do horizonte de estudo. Em seguida, introduz modificações no plano de referência e verifica a validade e atratividade dos planos alternativos assim obtidos, através de análises CA realizadas com uso do ANAREDE, FLUPOT e NH2. O programa permite a realização de diversas análises “off-line” por parte das principais entidades envolvidas com o planejamento da transmissão e subtransmissão, incluindo comparação de alternativas, atrasos de obras e priorização de obras. São produzidas informações anuais e detalhadas, como Índice de Mérito Econômico, índices de confiabilidade, perdas técnicas, custos de investimento e de operação.


A linha de pesquisa visa também conscientizar os diversos agentes do setor elétrico da importância da utilização de critérios probabilísticos e de confiabilidade nos estudos associados à expansão da rede.


Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esta linha de pesquisa está relacionada às linhas “Confiabilidade de Transmissão e Geração” e “Análise de Redes em Regime Permanente”.


Veja, abaixo, mais informações sobre o PLANTAC. Para informações sobre o NH2, consulte a linha de pesquisa Confiabilidade de Transmissão e Geração.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail: