• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Eficiência Energética

Apresentação

A linha de pesquisa “Eficiência Energética” tem como objetivo promover a redução do consumo da energia requerida para prover um determinado serviço (iluminação, refrigeração, climatização, fabricação de um produto etc.), sem reduzir a qualidade do mesmo, através do desenvolvimento de técnicas, metodologias e demonstrações.
 
 
Um dos resultados do trabalho desenvolvido dentro desta linha de pesquisa é a implantação e operacionalização do Centro de Aplicação de Tecnologias Eficientes (Cate), cujo objetivo é a difusão de informações qualificadas referentes ao uso eficiente da energia através de demonstrações realizadas nas suas instalações, localizados na Unidade Fundão, e de treinamento. O Cate foi implantado com a consultoria do Grupo E7 (grupo que, em 1997, era formado por algumas empresas de energia elétrica da Alemanha, do Canadá, dos Estados Unidos, da França, da Itália e do Japão) e recursos provenientes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado pelo governo federal, em 1985, e executado pela Eletrobras.
 
 
Outro resultado foi o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para o dimensionamento ótimo de motores para aplicações industriais, de forma a evitar o sobredimensionamento e o consequente desperdício de energia.
 
 
Ainda no âmbito desta linha de pesquisa, foram desenvolvidas metodologias para a realização de diagnósticos energéticos em unidades consumidoras dos setores industrial e comercial.
 
 
Adicionalmente desenvolve-se, através dos laboratórios relacionados à área de eficiência energética, conhecimento para dar subsídios aos grupos de trabalho, coordenados pelo Inmetro, que estabelecem os regulamentos de ensaios dos equipamentos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem e para o estabelecimento de critérios para a concessão do Selo Procel. São ainda desenvolvidas metodologias para o estabelecimento de índices de eficiência energética para a aplicação da Lei 10.295/2001 pelo Comitê Gestor de Índices de Eficiência Energética (CGIEE, presidido pelo Ministério de Minas e Energia). Dentre outras atividades realizadas no âmbito desta linha de pesquisa, pode-se mencionar os trabalhos de P&D em sistemas de iluminação pública, que incluíram o estudo da otimização de sistemas (vida útil e eficiência) e a avaliação do uso de novas tecnologias de iluminação (lâmpadas a LED).
 
 
A linha de pesquisa “Eficiência Energética” conta com o apoio dos seguintes laboratórios: Laboratório de Iluminação, Laboratório de Refrigeração, Laboratório para Avaliação de Desempenho de Lavadoras e Laboratório de Motores.
 

A partir de dezembro de 2016, conforme previsto em memorando de entendimento, novas atividades de pesquisa na área de eficiência energética na indústria serão desenvolvidas em conjunto com o Oak Ridge National Laboratory, pertencente ao Departamento de Energia do Governo dos EUA.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 eficiencia_energ@cepel.br

Programas Computacionais