• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Distribuição,Medição de Energia e Combate a Perdas

Apresentação

A linha de pesquisa “Medição e Combate a Perdas” dedica-se ao desenvolvimento de novas alternativas em equipamentos e sistemas para medição e gerenciamento de energia elétrica, que já resultaram em diversas soluções inovadoras, objeto inclusive de patentes depositadas e concedidas no Brasil e no exterior.

 

 

Devido à experiência da equipe que atua nesta área, o Cepel tem sido consultado por empresas de distribuição que possuem perdas altas em suas áreas de concessão. O principal destaque nesta linha de pesquisa é o combate às perdas não técnicas que complementa outras linhas de pesquisa cujo enfoque é o aumento do rendimento e redução de perdas técnicas em equipamentos.

 

 

Dentro do item desenvolvimento de produtos, destacam-se: o Sistema de Medição Centralizada, o Medidor de Energia para Correntes até 800 A, o Sistema de Telecomando Centralizado para gerenciamento de cargas e tarifas, o Medidor de Ampère-hora, os Transformadores de Instrumento Automonitorados. Este último desenvolvimento já teve sua patente concedida em diveros países da Europa, da América do Sul e encontra-se em análise no Brasil e nos Estados Unidos.

 

 “Medição e Combate a Perdas” está relacionada à linha de pesquisa “Qualidade de Energia Elétrica”.

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 labmed@cepel.br

Ensaios