• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Corrosão

Apresentação

A área de Corrosão do Cepel dedica-se ao estudo dos diferentes processos de corrosão observados nos equipamentos elétricos e nas estruturas metálicas das empresas do setor elétrico, especificando técnicas de proteção anticorrosiva e pesquisando novas tecnologias de proteção. Busca-se, basicamente, aumentar a durabilidade dos equipamentos e das estruturas, e reduzir os custos de manutenção e de paradas não programadas.

 

O trabalho de pesquisa aborda os principais campos da corrosão em estruturas metálicas, ou seja, a corrosão atmosférica, a corrosão pelo solo, a corrosão por águas naturais, os revestimentos orgânicos e metálicos e a proteção catódica. Para o desenvolvimento da pesquisa, empregam-se técnicas eletroquímicas em metais e em tintas, ensaios acelerados e não-acelerados de resistência à corrosão e ensaios de caracterização físico-química dos diferentes revestimentos utilizados nas empresas do setor elétrico.

 

Os estudos realizados subsidiam especificações técnicas de proteção anticorrosiva adequadas às condições de exposição e de trabalho de equipamentos e de estruturas metálicas; capacitação técnica de equipes de manutenção das empresas do setor elétrico; identificação de causas de problemas de corrosão e recomendações técnicas para a solução de problemas.

 

São parceiros do Cepel no desenvolvimento da linha de pesquisa “Corrosão” as seguintes entidades: as empresas Eletrobras Furnas, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletrosul e Eletrobras Eletronuclear; Petrobras; Associação Brasileira de Corrosão (Abraco); Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT/USP); fabricantes de tintas e de equipamentos elétricos; empresas de distribuição de energia elétrica.

 

O desenvolvimento da linha de pesquisa conta com o apoio dos seguintes laboratórios: “Corrosão”; “Análises Químicas” e “Metalografia”, todos localizados na Unidade Fundão.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 corrosao@cepel.br