• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Confiabilidade de Transmissão e Geração

Apresentação

 O Brasil é o único país em desenvolvimento a contar com uma cadeia própria de modelos computacionais voltados à simulação de redes elétricas, desenvolvidos à medida que o sistema elétrico brasileiro foi evoluindo. Assim, tão logo era lançado um novo tipo de equipamento, conectado à rede, surgiam novos desenvolvimentos para sua modelagem nos programas.


Neste contexto, a linha de pesquisa “Confiabilidade” é responsável pelo programa computacional NH2 (Análise Probabilística e de Confiabilidade), voltado à análise probabilística da confiabilidade da geração e da transmissão de sistemas hidrotérmicos de grande porte.


O NH2 se presta à realização de diversos estudos e análises “off-line” por parte das principais entidades setoriais, como Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE); pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e também por parte dos agentes de transmissão e geração, destacando-se as empresas Eletrobras.


Uma das principais metas desta linha é atualizar permanentemente o programa NH2, mantendo-o pronto para uso e compatível com os demais programas de análise elétrica. Visa também conscientizar os diversos agentes do setor elétrico sobre a importância de se utilizarem critérios probabilísticos nos estudos e análises de contingências.


Esta linha de pesquisa é implementada em parceria com as empresas Eletrobras; com entidades setoriais, como ONS e EPE; com o MME; com instituições e universidades, como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


A linha “Confiabilidade” está relacionada à linha de pesquisa “Planejamento da Expansão de Sistemas de Transmissão”, pois se acredita que o planejamento das novas instalações deva contemplar os aspectos relativos à confiabilidade das redes. Outra linha de pesquisa relacionada a ela é a “Planejamento, Operação e Análise de Redes Elétricas”.


Veja, abaixo, mais informações sobre o NH2.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 dre@cepel.br

Programas Computacionais