• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Análise Financeira de Projetos e Tarifas

Apresentação

A linha de pesquisa "Análise Financeira de Projetos e Tarifas" visa ao desenvolvimento de metodologias e programas computacionais voltados à análise da viabilidade econômico-financeira de projetos de geração e transmissão de energia elétrica implementados no Brasil.

 

A metodologia empregada leva em consideração o impacto do risco próprio de cada empreendimento na determinação dos seus indicadores de viabilidade. No que tange às análises de empreendimentos de geração, a modelagem é capaz de considerar adequadamente as incertezas associadas à natureza de cada tipo de empreendimento, ou seja, a incerteza hidrológica, a qual influencia o despacho das usinas hidrelétricas e termoelétricas, assim como a incerteza associada à velocidade dos ventos, que influenciam a geração dos empreendimentos eólicos.

 

No que diz respeito às análises de empreendimentos de transmissão, o modelo é capaz de considerar o impacto que as indisponibilidades, sejam elas forçadas ou programadas, exercem sobre a rentabilidade do negócio. Adicionalmente, a metodologia empregada é compatível com a legislação atualmente vigente no setor elétrico brasileiro.

 

Esta linha de pesquisa é correlata às linhas "Planejamento da Expansão da Geração" e "Planejamento da Operação Energética". Dentre os programas computacionais desenvolvidos sob a linha em questão está o ANAFIN (Programa para Análise Financeira de Projetos Elétricos).

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 dea@cepel.br

Programas Computacionais