• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Análise de Perturbações em Sistemas Elétricos

Apresentação

Redes elétricas estão sujeitas a distúrbios frequentes, tipicamente ocasionados por curtos-circuitos. Estes distúrbios são, em geral, bem absorvidos, mas, em alguns casos, podem ocasionar grandes desligamentos. A compreensão da origem destas perturbações pode ser tarefa muito complexa, mas é fundamental para a evolução da segurança e confiabilidade dos sistemas elétricos.

 

Sistemas de análise de oscilografia são usados para monitorar fenômenos transientes em redes elétricas, visando, sobretudo, ao estudo do desempenho de sistemas de proteção, à detecção de eventual mau funcionamento de equipamentos primários, à localização de faltas e à análise harmônica e de qualidade de energia, através de técnicas de processamento digital de sinais.

 

Para prover as empresas do sistema elétrico brasileiro com ferramentas modernas de apoio para a compreensão dessas ocorrências, o Cepel implantou a linha de pesquisa “Análise de Perturbações em Sistemas Elétricos”. Ela compreende o domínio de todas as tecnologias associadas à análise de perturbações, com soluções no estado da arte, afinadas com suas especificidades e requisitos e capacidade de apoiar os analistas no entendimento rápido e completo de perturbações que podem afetar os sistemas elétricos.

 

As tecnologias envolvidas incluem: processamento digital de sinais de oscilografia, bancos de dados, interface gráfica, tecnologias web, localização de faltas, simulação dinâmica de equipamentos de proteção, sistemas inteligentes de análise automática de oscilogramas e redes de oscilografia.

 

O Cepel propõe como produto derivado desta linha de pesquisa um ambiente de software completo e integrado para a análise de perturbações em sistemas elétricos a partir de arquivos de oscilografia. Seus múltiplos aplicativos oferecem recursos sofisticados para visualização, edição, interpretação, cálculos e análise de registros. Suas extensões baseadas em tecnologias web e de bancos de dados proveem recursos inteligentes para gerenciamento de toda a estrutura de oscilografia, a partir da pré-análise automática de oscilogramas.

 

As ações tecnológicas na área de análise de perturbações têm sido desenvolvidas em parceria, especialmente, com as empresas de geração e transmissão da Eletrobras –Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul – e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

Esta linha está relacionada às linhas de pesquisa “Automação Local de Instalações” e “Supervisão e Controle de Sistemas Elétricos em Tempo Real”. Conta com recursos do "Laboratório de Automação e Proteção" (LAP), localizado na Unidade Fundão,  para seu desenvolvimento.

 

Os principais programas computacionais desenvolvidos sob a linha de pesquisa são o SINAPE (Sistema Integrado de Apoio à Análise de Perturbações)  e o SINAPE.NET (Sistema Web de Apoio à Análise de Perturbações).

 

Veja, abaixo, mais informações sobre o SINAPE e o SINAPE.NET. 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 sinape@cepel.br

Programas Computacionais