• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório para Avaliação de Desempenho de Lavadoras

Apresentação

Apresentação

 

O Laboratório para Avaliação de Desempenho de Lavadoras (MAQLAV) foi criado a partir de uma solicitação da Eletrobras para atender às necessidades advindas da Lei nº 10.295, de 17 de outubro de 2001, que estabelece a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. O MAQLAV está equipado para avaliar o desempenho de lavadoras de roupa automáticas e semiautomáticas, envolvendo consumo de energia, consumo de água, determinação da eficiência de lavagem e de extração de água atendendo ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

 

Localizado na Unidade Fundão, o MAQLAV é referência técnica da parceria firmada pela Eletrobras, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Cepel para execução dos programas do selo Procel e da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia em lavadoras de roupa. O laboratório participa da elaboração de regulamentos e normas técnicas para o setor, além da prestação de serviços e apoio à pesquisa. Também participa do desenvolvimento de metodologias para ensaios. Mantém um programa de comparação interlaboratorial com instituições nacionais.

O laboratório está capacitado para realizar diversos ensaios e serviços tecnológicos em lavadoras de roupa, como por exemplo:

• avaliação do consumo de energia
• determinação do consumo de água
• determinação da eficiência de lavagem
• avaliação da capacidade de extração de água

 

Infraestrutura

 

O MAQLAV possui uma lavadora de referência Electrolux Wascator modelo FOM 71 CLS; lavadoras para condicionamento das cargas; colorímetro calibrado; e sistema digital integrado para aquisição de dados de ensaio. Tem capacidade para avaliar lavadoras de roupa automáticas e semiautomáticas nas tensões de 127V e 220V.

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 maqlav@cepel.br