• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Microscopia de Transmissão

Apresentação

Inaugurado em 2010, dentro do processo de modernização de laboratórios do Cepel, o Laboratório de Microscopia de Transmissão, multidisciplinar, é utilizado tanto em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), quanto em análises de falhas. Nos dois casos, o foco são os materiais utilizados no setor elétrico brasileiro.

 

Dentro do escopo de P&D+I, o laboratório atua na análise de materiais metálicos, compósitos e polímeros, tanto no Cepel quanto em cooperação com universidades e outros centros de pesquisa.

 

Tem sido peça-chave em projetos envolvendo avaliação de integridade de turbinas, caracterização de precipitação em aços, análise de dispersão de nanopartículas de cerâmica em matriz polimérica e estudos em materiais supercondutores e em células a combustível. Além disso, é utilizado na elaboração de dissertações de mestrado e de teses de doutorado em conjunto com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), bem como de inúmeras publicações científicas.

   

Infraestrutura

 

O laboratório conta com microscópio eletrônico de transmissão Tecnai 20, com acelerador de 80 a 200 kV e canhão termiônico. Pode operar usando filamentos de tungstênio ou hexaboreto de lantânio (LaB6) e é dotado de lente objetiva super twin. Possui os modos transmissão e varredura TEM e STEM, com resoluções de 0,24 e 1 nm respectivamente.

 

Além disso, conta com acessórios como o detector EDS Oxford INCA 6767, de resolução de 136 eV, detector STEM HAADF (high angle annular dark field), câmera CCD FEI Eagle de alta resolução, plasma cleaner fischione modelo 1020, e está apto a utilizar porta-amostras single tilt e double tilt.

 

Todos esses recursos, aliados a uma equipe técnica qualificada, possibilitam a obtenção de resultados relevantes em variadas linhas de pesquisa.

 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 tem@cepel.com