• VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENVIAR
  • A+ A-
Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Diagnóstico de Equipamentos de Transmissão

Apresentação

No Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas de Diagnóstico de Equipamentos da Transmissão (LabDEq-T), implantado pelo Cepel em 2005,  são desenvolvidos sistemas computacionais para uso nas atividades de apoio à tomada de decisões das áreas de manutenção e operação de equipamentos de transmissão de energia elétrica.

 

Localizado na Unidade Fundão, o LabDEq-T atua como uma unidade de apoio aos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do centro na área de monitoramento e diagnóstico. Dedica-se ao aperfeiçoamento e à integração de outros produtos e modelos desenvolvidos no Cepel, em parceria com seus desenvolvedores originais. Participa, ainda, da pesquisa de novas técnicas e da realização de novos projetos.

 

Seus principais produtos são o Sistema DianE, um sistema integrado de análise e diagnóstico de equipamentos, o DianE_AQ, um serviço para o agendamento automático de aquisições de dados para o DianE provenientes de servidores diferentes, e o RCM_DianE, um sistema para a realização, documentação e auditoria do processo de Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) aplicado aos equipamentos tratados no DianE e que origina a base de conhecimentos utilizada na realização de diagnósticos desse sistema.

 

O Sistema DianE integra informações relativas aos dados cadastrais, ensaios, testes funcionais, inspeções, monitoramento contínuo online e atividades da manutenção de equipamentos de transmissão, como transformadores de potência, reatores, disjuntores, chaves seccionadoras, transformadores de instrumentos, pára-raios, buchas e comutadores.

 

No que se refere à sua abrangência e aplicações, o DianE é uma inovação em termos mundiais: com uma única ferramenta aberta e evolutiva, é possível analisar de forma padronizada a condição de todas as subestações da concessionária, todos os equipamentos monitorados e o risco operativo associado a cada um deles. O DianE está em constante desenvolvimento, incorporando novas funcionalidades a cada versão.

 

O laboratório desenvolve atividades relacionadas às seguintes áreas de pesquisa: software corporativo; modelos para avaliação da condição de equipamentos da transmissão e inteligência computacional.

 

Veja, abaixo, mais informações sobre o DianE e demais programas computacionais desenvolvidos com recursos do LabDEq-T. 

 

Infraestrutura

 

Servidores


Bancos de Dados


Base de conhecimento.
 

Contato

Entre em contato com a área responsável através do e-mail:


 diane@cepel.br

Programas Computacionais